[REVIEW] - Super Mario Party Jamboree
Como é bom trazer uma análise com praticamente apenas notícias boas. Super Mario Party Jamboree está cheio delas. Tão cheio, que faz os outros 2 jogos anteriores parecerem totalmente obsoletos.
Nossa análise de Super Mario Party Jamboree, será muito mais descritiva/objetiva, do que opinativa, afinal, o que ele faz, faz com tanta certeza, que não deixa muito espaço para opiniões:
É o maior jogo da série, tanto em quantidade de conteúdo, quanto em ambição da direção geral do jogo, investindo principalmente em versatilidade. É um jogo para todos: fãs do modelo tradicional da série, fãs de inovação; com controle de movimento, sem controle de movimento; competitivo casual, ranqueado, cooperativo; os que querem jogar com amigos em casa, os que querem jogar com amigos online, e mesmo aqueles que pretendem jogar sozinhos seja com aleatórios online ou literalmente em modo singleplayer, ainda existe algo aqui para esse jogador.
Eu não sei qual o seu tipo de festa, mas seja lá qual for, está contemplado em Mario Party Jamboree.
TODOS OS MODOS ESTÃO AQUI!
Apesar de não ter um título como “Mario Party All Stars” ou “Mario Party The Full Party”, esse jogo é basicamente um grande exemplo de desenvolvedora que ouve seus fãs, mesmo quando os pedidos são contrastantes! Esse jogo é como um Smash Ultimate, só que em vez de “todos os personagens estão aqui” o “Everyone is Here”, seria um “todo tipo de jogo está aqui”. Em seus diversos modos de jogo, temos desde coisas experimentais, coisas tradicionais, e evoluções naturais de novidades do passado.
O jogo tem basicamente 4 pilares:
-Mario Party : a tradicional coleção de tabuleiros com minigames. O Mario Party de sempre. Tem também uma ilha de minigames separados em várias categorias e modos de jogo.
-Desafios do Bowser: Focado em online, embora possa ser jogado sozinho com CPUs, mas não localmente. Taz grupos maiores. Um deles é cooperativo para 8 jogadores, o outro competitivo para 20 jogadores.
-Ilha Dinâmica: Focado em experimentações de gameplay com sensores de movimento ( e o jogo sempre representa “sensores de movimento” como “dinâmica”, então, se ele pergunta “incluir minigames dinâmicos?” ele tá perguntando se quer incluir minigames com controles usando sensores de movimento).
-E a grande novidade do jogo, um modo campanha. Exatamente isso, tem campanha nesse Mario Party, e ela é boa!
CAMPANHA - JORNADA DAS TAREFAS
No Jornada das Tarefas, fazemos missões para nos preparar para a grande festa na nossa praça a pedido do Kamek que está atarefado com os preparativos da festa.
Os tabuleiros para tradicionais partidas de Mario Party se transformam em fases exploráveis num modo singleplayer.
Vamos explorando os tabuleiros e fazendo missões, principalmente vencendo minigames até conseguirmos um certo número mínimo de miniestrelas. O legal é que os tabuleiros tem muito mais do que o mínimo, então, existe uma liberdade por parte do jogador sobre o que ele quer fazer, que tipo de tarefas cumprir. É algo meio Mario Odyssey em termos de progressão, vamos assim dizer. Além dos minigames, existem vários tipos de missões envolvendo interações com personagens que encontramos nos tabuleiros, como “você pode levar essa maçã pro fulano que tá lá no outro canto do mapa?” aí você leva e ele te agradece com uma miniestrela. Só um exemplo.
No geral, é um bom modo, diverte, mas não algo que busca justificar o jogo por si só, mas como modo EXTRA, é uma baita adição, pois muitos tem receio de entrar naquela situação de comprar um Mario Party pra jogar com amigos, mas…”ah liguei 3 vezes esse jogo”, sabe? E com essa campanha, você já tem pelo menos algo que você aproveitou sozinho.
Sobre a duração da campanha, então...
Pra quem quiser mais detalhes fique aqui, se não, pode passar pra próxima parte do vídeo. Todos tem a mesma exigência mínima de miniestrelas, 30, e um total de 60 ministrelas por fase, ou seja, tem o dobro do necessário, dá pra realmente escolher o que quer fazer.
Não leva nem uma hora em cada fase, ao todo, podem esperar umas 4 horas de jogo, talvez 10 pra quem buscar os 100%. O que é um bom tempo, afinal, é um modo de jogo de uma game multiplayer.
Um detalhe interessante é que você pode escolher excluir minigames com sensores de movimento. Nesse caso, eles são retirados, só que…eles são só retirados mesmo, você deixa de ter 300 miniestrelas pra coletar e passa a ter 263, mas a exigência mínima não reduz, então…a menos que você realmente ODEIE sensores de movimento e pretenda fazer 100%, é mais fácil deixar esses minigames lá como opção e você só pular se quiser.
Um destaque desse modo é a mecânica de recrutar personagens com missões específicas, formando um time ao final da fase. Pra quê esse time, deixa pra vocês descobrirem jogando.
MODO MARIO PARTY
Temos 7 tabuleiros, cinco deles são inéditos na série e dois remakes: Povoado Faroeste (do mario party 2) e Castelo Arco-Íris do Mario (do mario party 1). Os tabuleiros tem de 1 a 5 estrelas de dificuldade.
Podemos configurar as partidas com opções pra:
-Número de rodadas : de 10 a 30 (e mesmo partidas de 10 rodadas levam em torno de uma e meia pra acabar, o que pode ser ruim pra quem busca algo mais rápido)
-Estrelas extras (ter ou não ter, ou ter no modelo clássico).
-Habilitar ou desabilitar treino antes de começar o minigame.
-Incluir ou excluir minigames dinâmicos (com sensor de movimento).
-Escolha dos minigames: aleatório ou por voto.
A grande novidade em termos de gameplay é a mecânica “Dupla Jamboree”. Um parceiro aparece no mapa, e quem conseguir recrutá-lo basicamente fica muito forte
Cada personagem dá um poder diferente, como melhorar os números do dado ou copiar um item de um adversário. Além disso, tudo pode ser feito em dupla, então, se você ganha 6 moedas, vai ganhar 12, se chegar numa estrela, pode comprar 2 estrelas (se tiver dinheiro, claro). Esse parceiro Jamboree pode ser roubado, basta passar pelo seu adversário que está com ele, e pronto, você rouba e fica com ele. Se ninguém roubar, ele some depois de 3 rodadas.
Pra conseguir uma dupla Jamboree, algum dos 4 precisa encontrá-lo no mapa, e aí começa um minigame especial daquele personagem e quem vencer, fica com ele, porém, o jogador que encontrou o personagem, começa com alguma vantagem.
Esses minigames especiais são incríveis, pois, eles remetem à algo do personagem. Por exemplo, o Luigi, o minigame dele é numa mansão assombrada como no Luigi’s Mansion, o Wario é uma série de microgames como em Warioware, etc... é bem caprichado isso. Esses minigames especiais também estão presentes na campanha, para recrutar os personagens.
Mas uma novidade promissora é a adição do Modo Pro. Esse modo modifica VÁRIAS regras pra tornar o jogo mais “competitivo”.
Podemos escolher um item pra começar, o jogo avisa qual será o critério da estrela extra, e até mesmo uma placa indicando quais casas podem aparecer estrelas, e… a maior afronta do jogo rsrs… na segunda metade do jogo, quando 2 jogadores caem na mesma casa, eles travam um duelo, certo? Bom, no modo Pro, se os 2 tiverem uma estrela, eles podem apostar a estrela no duelo… cara, o potencial de treta disso é absurdo.
Como são 7 tabuleiros, e no mínimo as partidas duram em média 1 hora e pouco, você levaria em torno de 10 horas só pra experimentar cada tabuleiro do jogo
DESAFIOS DO BOWSER
Focados em grupos maiores (pensados no online, mas que podem ser jogados offline com CPU também), são 2 modos disponíveis, um coop e outro competitivo.
Bowserathlon
Nessa maratona, temos um tabuleiro com muuuuuitas casas, e avançamos nelas a cada moeda adquirida nos minigames, SÓ QUE, a gente vai andando pelas casas DURANTE o minigame, e não depois. Você tá no minigame ganhando moedas e seu personagem andando no tabuleiro ao mesmo tempo. Temos que dar 5 voltas no tabuleiro, é uma corrida, quem completar primeiro, ganha.
Offline, ou com sala própria online, podemos configurar pra serem menos voltas (3) ou mais voltas (7). São 9 minigames com 3 níveis diferentes de dificuldade, cada partida é limitada à 3 minigames, pois a ideia é ter uma repetição de minigames com eles ficando mais difíceis.
Brigada Anti-Bowser
Aqui temos 8 jogadores unidos contra o Bowser Impostor. Temos que achar bombas num pequeno mapa totalmente explorável em 3D (não tem nada de casa, tabuleiro, etc) e carregar um canhão com essas bombas pra dar dano no Bowser. Porém, após um limite de tempo, rola uma pausa e aí começa um minigame cooperativo de 8 pessoas também. Dependendo da performance do grupo, temos acesso à itens melhores pra usar contra o Bowser Impostor.
Temos 5 chances pra zerar o HP do Bowser, se não ele vence. E olha só, não é fácil não, tá? haha E lembrando que tem um sistema de ranking, então, provavelmente quanto maior o ranking mais difícil.
Ambos os modos do Bowser são partidas mais curtas que o modo Mario Party, mas duram um tempo razoável. De qualquer forma, são modos com rankings, então, a ideia é chegar no ranking máximo, e aí sim, vai bastante tempo de gameplay.
ILHA DINÂMICA
Focados em jogabilidades únicas com sensores de movimento, traz modos que você nunca pensou ver num Mario Party.
Cozinha Rítmica
Pra quem jogou o primeiro Super Mario Party, é igualzinho o modo rítmico que tinha nele. São 10 minigames rítmicos usando sensor de movimento, e com uma temática de “Master Chef”, onde os 4 precisam se unir pra pontuar o máximo possível nos minigames (dá pra competir também no sentido de ver quem foi melhor, mas a ideia é que todo mundo vá o melhor possível, então…não atrapalha seu amigo porque vai prejudicar você no fim das contas).
Fábrica do Toad
Esse modo surpreendeu. Se trata de uma segunda campanha, só que menor e com um sistema único de gameplay. É praticamente um indie que eles colocaram como modo extra.
Temos que levar uma bolinha pra um buraco e pra isso, mexer em peças no cenário usando controles de movimento. Dá pra jogar de 1 e aí você usa 2 controles, ou, jogar de 2 e cada um controla uma peça diferente do cenário.
É tipo um Snipperclips incluso no jogo. São 10 fases no total o que agrega AINDA MAIS pro conteúdo singleplayer do jogo.
Aventuras Aéreas
Dentro da parte “Ilhas Dinâmicas”, tem o Modo “Aventuras Aéreas” que por sinal, se ramifica em 3 modos de jogo (esse Mario Party Jamboree é conteúdo infinito, amigos).
Todos eles envolvem bater asas e voar usando controles de movimento!
Competições aladas (1 x 1) : 2 jogadores competem pra ver quem captura mais Parajoaninhas (um inimigo voador da série Mario) num tempo determinado. Tem uma mecânica de roubar parajoaninhas, mas é confuso como funciona, e só tem um mapa e nenhuma configuração… no geral, é um dos modos de jogo mais fracos de todo o game.
Táxi Alado (coop 1+1) : Uma dupla precisa sincronizar pra buscar um personagem, e levá-lo pra um destino pré-determinado. São 3 dificuldades, quanto maior, mais personagens.
É mais interessante, melhor executado e tem mais opções, mas ainda te faz querer mais, pois em prováveis menos de 30 minutos você já fez tudo que tem pra fazer.
Vôo Livre (singleplayer) : E dá-lhe mais conteúdo pra um jogador. Nesse modo, temos o mapa que usamos nos 2 outros modos, e podemos voar livremente nele, sem limite de tempo. Porém, não é algo contemplativo, existem missões nesse mapa, então, é como se fosse uma fase de um Mario 3D.
MARINA DOS MINIJOGOS
Por fim, existe uma ilha com 5 modos de jogo que é apenas um compilado dos minigames pra quem quer só eles.
Jogo Livre
Não precisa de muita explicação : Jogue qualquer um dos….prepara… 112 minigames do jogo Tem todos de todos os modos.
Batalha de Desafios
Aqui temos 5 rodadas nos minijogos de desafios, aqueles das Duplas Jamboree ou do recrutamento de personagens da campanha. A cada desafio, cada um recebe moedas pelo desempenho, ao final das rodadas quem tiver mais ganha.
Sobrevivência
É o modo rankeado dessa ilha de minigames. Infelizmente, só é possível jogar online com aleatórios e por isso, não deu pra testar e saber exatamente como é.
Desafio diário
Escolha entre 3 pacotes de 3 minigames para serem jogados em série. Quem vence um minigame ganha uma estrela, quem tiver mais estrelas vence. Esses 3 pacotes mudam diariamente.
Em Duplas
Se você e um amigo na sua casa querem desafiar o mundo, esse é o único modo (pelo menos que encontramos) que permite essa mescla de jogo local com jogo aleatórios online.
PRAÇA CENTRAL
Na praça Central, temos alguns extras pra gastar nossas recompensas! Afinal, jogando tudo isso, o que você ganha? Bom, 2 tipos de recompensa.
O jogo tem mais de 110 conquistas, espalhados entre todos os seus modos de jogo. Fazer todas elas será bem trabalhoso. Quando ganhamos uma conquista, subimos um nível de jogador, que vai até o 50 dando recompensas (e sim, é tipo um battle pass).
Essas recompensas incluem dinheiro, ou mais itens de lojas pra gastar o dinheiro.
Temos lojas de:
Músicas : pra formar um museu ou playlist.
Stickers de reações : pra usarmos nas partidas com amigos, os clássicos emojis.
Cartões : compramos cenários e personagens e outras coisas pra montar nosso cartão de jogador, exibindo uma conquista que escolhemos e nosso tempo de jogo.
São CENTENAS de itens pra comprar, pode jogar bastante. Também temos na Praça Central uma área dedicada à:
Estatísticas: com nossas conquistas, nível, dicas, etc.
Classificações : onde checamos nossa classificação nos modos ranqueados do jogo.
PROBLEMAS
Sendo bem direto nos problemas:
-Muito serrilhado. É um jogo até bonito, mas não tanto quanto o Superstars que tinha uma escala bem menor.
-Performance é até aceitável, mas não perfeita, embora nada grave.
-Jogando de 2 com um amigo nos modos do Bowser Impostor, se um amigo cai, você também cai.
-Modo Mario Party não encontrou um jeito de entregar partidas rápidas, tipo, menos de uma hora.
-O jogo em si é muito confuso nessa questão de “qual modo dá pra quantos jogadores” e toda essa ficha técnica que montamos…meio que manualmente. Inclusive, se tiver algum erro ou restar alguma dúvida, comentem, por favor e nos perdoem, são muitos modos com muitas dúvidas de possibilidades de como jogar.
-Não é um problema mas, seria mais legal se tivessem mais personagens pra desbloquear. Somente 2 são secretos, e a gente começa com 20… podia começar com uns 16 e ter 6 secretos.
-O modo Decorar é limitado (e esse modo é um dos que preferimos não explicar).
-A campanha é bem legal, mas peca em trazer novidades durante sua progressão. São 5 fases que poderiam se organizar em qualquer ordem, não tem uma mecânica nova que acrescente algo ou coisa do tipo. No máximo, a dificuldade dos adversários sobe, o que é bom.
CONCLUSÃO
Também sendo direto nas considerações finais:
-Ótima localização, como sempre por parte da Nintendo. Você vai rir com alguma localização que é uma piada por si só.
-A dublagem está melhor que o jogo anterior também.
-O tempo de jogo é absurdo, imagina fazer todas as missões, 100% em todos os modos, ranking máximo em todos os modos, comprar todos os itens… estamos falando de mais de 50 horas de jogo num party-game ? Cujo forte é o fator replay, é chegar alguém em casa, ou amigos marcarem de rejogar seus tabuleiros preferidos ou minigames preferidos… dá pra jogar Jamboree por muitas e muitas horas.
-Muito capricho na grande maioria dos modos e momentos do jogo, como o detalhe de cada minigame especial de personagem remeter à série spin-off daquele personagem. Mario Party sempre manda bem nesses detalhes.
Ponderando tudo isso que mencionamos, de bom, e ruim.
A nossa nota técnica pro jogo é : 9,5. O jogo não tem NENHUM problema que seja REALMENTE um problema (pelo menos do que jogamos, sem ter à disposição partidas online com aleatórios). Mas ele traz muitos acertos e em muitas áreas diferentes, e tudo funciona.
A tier final, da nossa experiência pessoal e recomendação geral, é a Tier S!