[Preview] - The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Eis que podemos jogar antecipadamente o mais novo jogo da franquia Zelda! Estamos falando de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, a próxima aventura que coloca pela 1ª vez a protagonista Zelda como a personagem jogável!
COMO É O JOGO?
Logo no começo do game vemos as fenda sendo engolidas e os habitantes acham que a Zelda é a responsável por esta tragédia, mas que, aparentemente, existe um impostor por trás disso, até mesmo se passando pelo Rei de Hyrule, pois é mostrado dele caindo na fenda.
É aí que conhecemos o Tri (em PT-BR está no masculino!) e já nos ensina a mecânica dos Echoes de cara! E também damos de cara com a Impa, que pelo menos nessa parte, é a responsável pelo diálogo. E sim, aqui a Zelda não fala, sendo a protagonista silenciosa! É incrível vermos pela 1ª vez os diálogos em PT-BR de Zelda e perceber as nuances e personalidades de cada personagem!
O que lembrou igual em Ocarina of Time na parte de stealth. Aqui temos que fugir da visão dos guardas e usar a habilidade dos Echoes para fazer camas, caixas ou até mesmo jogar potes! Só aqui vamos a diversidade de possibilidades e os inúmeros jeitos de resolver o mesmo problema.
Uma das preocupação dos fãs da franquia Zelda são seus tutoriais meio arrastados, mas aqui não! Já começamos direto na ação e nos puzzle, dando a impressão que nem tem tutorial. Constantemente somos apresentados utilidade novas dos Echoes, e aos poucos você está sendo ensinado como jogar!
Ao escapar do castelo, percebemos que as fendas estão consumindo Hyrule inteira. Nisso Zelda está fugindo e acaba parando numa área de praia onde ganha mais 1 poder, a capacidade de girar. Ele serve para bater e cortar grama e faz os movimentos da Zelda ficar um pouco mais rapidinha.
O menu do jogo é bem interessante por contar uma lista de comidas que podemos usar para transformar elas. Ou simplesmente podemos consumir, aumentando um pouco a vida. Outra forma de ganhar vida é deitando na cama (e bem útil por sinal). E como é Zelda é um pouco indefesa, essas mecânicas são úteis demais!
Outra coisa legal no menu são as opções de dificuldade, podendo acessar o Modo Heroi a qualquer hora. Nele você sofre o dobro de dano, e não tem efeitos de alguns acessórios. Excelente para quem quer mais dificuldade, apesar de não ser um Zelda muito intimidador, essa opção deixa tudo muito mais prático!
Depois disso joguei um novo loading mais a frente onde entramos no Mundo Inerte. O mundo em si é mais sombrio com uma música mais tenebrosa, até as expressões dos personagens mudam! O bem legal é a variação de jogabilidade, saindo de um puzzle/exploração e indo para um mais plataforma.
Apesar de ter bastante plataforma, não se engane, ele é um ZELDA 3D! Após isso chega-se na 1ª Dungeon! SIM, ESTÃO AQUI! E já aprendemos umas mecânicas novas, tais como o combate: utilizar os Echoes e se movimentar bastante! Aqui também percebemos o "consumo" dos Echoes e podendo evoluir o Tri!
E parece que teremos muitos Echoes! E o mais legal se tiver dúvida é poder ler a descrição dos itens, e totalmente em PT-BR que tem algumas dicas! Cada um dos Echoes tem uma série de funcionalidades que interagem entre sim! Você não precisa ser criativos pra criar ferramentas, elas já estão aqui.
A proposta é ser criativo em como usar essas ferramentas! Dentro da Dungeon aprendemos mais uma habilidade nova, a de "linkar" a Zelda com objeto ou inimigo. Isso pode fazer ela arrastar algo ou ser arrastada. E utiliza isso bastante, e também nos combates com Dark Link! Sim, ele está aqui!
E na batalha com ele não é apenas ação, você também precisa usar sua cabeça para achar maneiras de acetar ele, ou seja, envolvendo puzzle também! A mecânica da Dungeon é bem legal e clássica, como ascender tochas, pegar chaves e etc. Sempre com momentos de puzzle, ação e plataforma com 2D e topdown
No momento que derrotamos Dark Link aparece uma espada que o jogo faz questão de mostrar escrito Link nela. Não é exatamente a Master Sword, mas quando a Zelda está com ela, tem os poderes do Link clássico, como girar, pulos e etc! E vamos precisar em vários momentos com isso, mas nada obrigatório.
No geral, tudo isso é muito satisfatório, pois você fica alternando entre os Echos, a mecânica de sincronização, e também a espada! Ele alterna muito bem e nos momentos obrigatórios, o jogo tem noção e te dá mais "estamina" para usar tal poder! Só lutar contra o 1º chefe foi MUITO satisfatório!
Como as mecânicas se misturam, temos muitas possibilidade de derrotar os chefes! Seja plataforma, puzzle ou combate, TUDO tem VÁRIAS formas de resolver e sim é muito satisfatório! Agora vamos a umas observações legais! O nome de tudo tá extremamente bem localizado e parece que sempre foi assim!
O Fast-Travel do jogo são através de pilares que encontramos no mapa aberto, dentro das fendas e também dentro dos templos! E o legal que não vimos ninguém falar é que se estamos dentro da fenda podemos ir para fora teletransportando, porém ao contrário não dá. Tem que achar uma fenda antes!
O legal que o mapa do jogo aos poucos vai sendo "desenhado" conforme você explora e nas Dungeons você pode conseguir o mapa delas, como nos Zeldas clássicos! O Mundo Inerte não parecia ser interconectado, mas ainda não temos essa informação até o jogo sair.
O curioso é saber que os poderes estão na tecla direcional, e testei 2 nessas demo, o que me faz pensar se mais pra frente teríamos mais para achar. Também me deixa intrigado se poderemos evoluir o Tri, pois de fato o poder de sincronizar é através dele!
CONCLUSÃO
No geral as 1ªs impressões foram extremamente positivas!
Já estamos acostumado com Zeldas topdowns, mas não esperava que esse fosse muito mais desde o início. É muito melhor esse do que os outros Zelda, ele é rápido e já vai direto ao ponto! Fora ainda o fato de eu poder mudar a dificuldade.
E o mais legal, ele não é só um Zelda 2D, ele é um Zelda 3D! E por final é a curiosidade de quais possíveis novos poderes podemos encontrar e novos templos. Uma ressalva é ser um pouco impreciso em posicionar os Echos. Mas é algo que se acostuma ao longo do jogo. E também senti umas quedas de FPS.
No geral não atrapalha nada no gameplay!
E é fato que a Nintendo tem uma fórmula de sucesso para esse game! Então, no mais foi uma primeira impressão muito boa para um jogo excelente!