Pokémon TCG Pocket — Nocauteie todos os Pokémon possíveis utilizando Gyarados ex com Greninja

3 dias atrás • Nintendo Boy • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

Já falamos aqui do deck de Celebi ex com Serperior, o qual consegue ser muito forte e de fato valer o risco de sua aleatoriedade, aumentando o o uso de decks de fogo em resposta a isto, como Charizard e principalmente uma variação focada em Arcanine ex para nocautear Celebi em um golpe, que por ventura tem usado muito mais Exeggutor ex e Exeggutor recentemente. Apesar de tudo isto, outra carta de Ilha Mítica há muito vem ganhando torneios com constância recentemente, que é Gyarados ex com Greninja.

Como mostrado anteriormente aqui no NintendoBoy, no formato de Dominação Genética, Greninja estava presente no metagame junto a Articuno ex e outros parceiros de água da primeira coleção, porém, Gyarados ex tem se provado um parceiro muito melhor em quase todos os quesitos do que a ave lendária de gelo em Pokémon TCG Pocket, estando com muita frequência no topo das tabelas dos torneios diários que acontecem na plataforma Limitless. Então, a seguir, vamos explicar como o deck funciona, as poucas coisas que mudaram e tudo o que pode ser problemático no deck.

Decklist

Pokémon

  • Magikarp (Ilha Mítica) x2
  • Gyarados ex x2
  • Froakie x2
  • Frogadier x2
  • Greninja x2
  • Druddigon x2

Apoiador

  • Pesquisa de Professor x2
  • Misty x1
  • Sabrina x1
  • Leaf x2

Itens

  • Poké Bola x2

Cartas em Destaque

Antes de mais nada, você pode estar se perguntando se não gera inconsistências utilizar 2 cópias de linhas de estágio 1 e estágio 2 e a minha resposta após jogar muito com o deck é: Sim, é cheio de inconsistência, porém, antes de explicar melhor este aspecto e o porque do risco valer a pena, vamos entender melhor por que Greninja consegue ser um parceiro tão bom junto a Gyarados ex.

Na primeira versão de Greninja com Articuno, mesmo sendo um ótimo parceiro, havia o problema de que dificilmente Articuno conseguia nocautes no primeiro ataque com os snipes de dano de Greninja, o que fez com que todos preferissem utilizar Gyarados e Articuno caísse em desuso. Gyarados sendo um estágio 1, além de ter o generoso PS de 180 (na gigantesca maioria das vezes, presentes em Pokémon de estágio 2 como Charizard ex), também possui um poderoso ataque que infere no oponente 140 de dano, o que é muito forte de fato.

Primeiramente, estes 140 já são o suficiente para nocautear muitos Pokémon ex básicos como Pikachu, Celebi, Articuno, salvo exceções como Mewtwo ex, além da gigantesca maioria dos estágio 2 não-ex, salvo exceções como Golem e Dragonite. E se fosse possível aumentar esta range de nocautes para hps ainda maiores? É com isto em mente que Greninja é um ótimo parceiro para Gyarados.

Com 20 de dano de Greninja, Gyarados aumenta e muito sua range de nocautes, não sendo pequenas as possibilidades, mesmo com apenas um Greninja montado. Além de Mewtwo, também Exeggutor ex e até mesmo Charizard ex já que com 20 de dano do da habilidade de nosso sapo ninja de Kalos, Gyarados consegue nocauteá-lo devido à fraqueza, o céu é o limite!

Então com esta estratégia em mente, Gyarados ex se torna uma carta muito poderosa e de longe se não o mais forte, um dos mais fortes decks do formato, na tier mais alta do meta competitivo de Mythical Island. Explicada a mecânica principal do deck, é hora de falar de sua inconsistência e todos os problemas os quais citei anteriormente certo?

Como eu disse, utilizar o deck de Gyarados ex é um risco que vale a pena (Caso não valesse, não teríamos o deck sempre nos melhores resultados no torneios do formato padrão certo). Porém, em boa parte do game você está completamente dependente do draw seguinte devido à grande maioria da lista ser composta por evoluções de Pokémon, o que muitas vezes pode ocasionar em donk (você não ter um segundo Pokémon básico e ser nocauteado) e assim sendo um jogo perdido; inclusive tendo um deck focado nisto já explicado anteriormente aqui no NintendoBoy, com Hitmonlee sendo o maior inimigo de Magikarp com seus míseros 30 de PS.

Outra questão que acontece muito, é que muitas vezes, o fato da maioria do deck serem cartas de Apoiador amenizem as chances de vir o draw que você precisa, com a evolução errada vindo constantemente. O que ameniza este problema de fato são os dois Druddigon que são o que tornam o deck de Gyarados ex possível de acontecer, já que estão no deck apenas para ganhar tempo até que se monte um Gyarados e pelo menos um Greninja. Além de Pesquisa de Professor para drawing e Leaf sendo de fato essenciais suas duas cópias para recuar Druddigon e seus companheiros e também Poké Bola para buscar básicos, coloquei uma percepção sobre o deck que funcionou comigo a qual pode ser aberta a questionamentos.

Como é de se imaginar, logicamente faz muito sentido utilizar duas cópias de Misty, já que montar Gyarados ex é uma grande prioridade na grande maioria do tempo. Porém, percebi que mesmo com duas cópias da carta da líder de ginásio de Kanto, era na gigantesca maioria das vezes um Gyarados acabava por ser montado turno a turno, onde ao enfrentar um oponente em torneio que tirava uma e utilizava uma cópia de Sabrina; ao testar acredito que funciona muito bem, já que a Misty possui seu risco de não dar cara e infelizmente, apesar do fato de que caso sua Misty seja bem sucedida ela pode energizar ad infinitum; o fato da mesma não utilizar uma quantidade de moedas fixas como o ataque de Moltres ex, pode tornar seu apoiador do turno desperdiçado, onde particularmente senti que uma era suficiente em boa parte das vezes, apesar da lista padrão de Gyarados ex com Greninja utilizar duas.

Como você pode ver, esta é uma lista um pouco mais limitada, sendo complicado de achar espaço para colocar hot techs (cartas para vencer decks específicos) devido ao fato de que as poucas cartas de treinadores presentes são feitas para a estratégia funcionar de fato e não uma prevenção total. Então, caso vá arriscar a forma evoluída de nossa karpa lendária em um torneio de TCG Pocket — tenha em mente que o deck é um risco que vale a pena, porém, ainda assim um deck que pode facilmente lhe fazer perder só pela possibilidade considerável de não se conseguir a melhor das mãos iniciais.

Agora vamos falar do que pode ser colocado como extra no deck, com uma ressalva de minha parte: Nesta lista tão fechada, é muito difícil achar espaço para colocar algo q exija mais de 1 slot, tendo um grande risco de piorar a situação do deck.

Alternativas

Articuno perdeu seu posto de parceiro principal de Greninja para Gyarados ex, mas isto não significa que não seja viável colocar uma cópia de sua versão ex ou padrão no deck.

Ambos coexistem com Misty(que genuinamente vocêirá preferir utilizar em Magikarp/Gyarados) e colocam no oponente um dano decente. Quanto Articuno ex seria um atacante extra, o Articuno baby poderia funcionar como algo para ganhar tempo devido ao risco de paralisar.

Há quem goste de colocam ambos no deck porém, seu alto custo de 3 energias para seu ataque podem atrapalhar a energização de Gyarados ex que utilizar 4 energias para seu poderoso golpe de 140, sujeito a testes.

Há uma carta de Ilha Mítica que pode ajudar a amenizar um pouco o problema principal do deck explicado acima que é Chatot, o qual permite que você embaralhe sua mão no deck e compre a mesma quantidade de cartas que seu oponente tem na mão.

Chatot pode ajudar, porém, não necessariamente resolve o problema, já que só temos Pokémon com ataques para ajudar a contornar o fato de que somente Pesquisa de Professor de treinadores lhe permite comprar cartas até o presente momento deste texto. Outro problema é que Chatot pode oferecer um ponto ao oponente por ser frágil, então, saiba utilizar com sabedoria.

Bom, eu não vou recomendar outras opções pois sua maioria são estágios 1 para cima e acredito que possam tirar totalmente o mínimo de consistência necessária para que o deck funcione de fato.

Tome Cuidado

Ironicamente, o maior inimigo de Gyarados ex não é nenhum deck com um dano superpoderoso, mas sim o deck de Hitmonlee com seus parceiros Farfetch’d ou qualquer um dos decks de luta que utilizem pelo menos uma cópia de Hitmonlee.

Infelizmente, este deck foi feito de fato para dar counter em Gyarados ex e realmente é muito difícil contornar ou vencer essa Matchup mesmo evitando baixar Magikarp no banco.

Outro deck que é melhor de se vencer, porém problemático para Gyarados ex no early game é Pikachu ex e seus companheiros, já que, além de continuar a ter um setup rápido, ganhou novos parceiros de snipe de dano poderosos que podem dificultam a sua vida de fato.

Além de Zebstrika que já era o parceiro mais consistente para Pikachu no resultados que Pikachu mostrava no formato anterior, também chegou uma nova carta de Electabuzz que por duas energias consegue dar um snipe de 40 de dano.

Além disto, o último o qual considero uma ameaça maior é Charizard ex, mesmo sendo do tipo fogo. Charizard é um dos únicos Pokémon do jogo que consegue nocautear Gyarados ex em um único ataque, o que faz com que essa matchup se trate de quem ataca o atacante principal do oponente primeiro de fato. Charizard consegue ter seu problema amenizado lutando de Greninja e até com o fato de que Greninja junto à fraqueza ajudam a fechar o dano de fato.

Aproveite seu Gyarados, tenha em mente que é um deck com um risco que quando funciona é muito poderoso e com muito treino e diversão se torne um ótimo jogador desta máquina de ganhar torneios.

O post Pokémon TCG Pocket — Nocauteie todos os Pokémon possíveis utilizando Gyarados ex com Greninja apareceu primeiro em NintendoBoy.

Continue Lendo

Você pode gostar também
Cover Image for Rune Factory: Guardians of Azuma tem data de lançamento anunciada

Rune Factory: Guardians of Azuma tem data de lançamento anunciada

Cover Image for Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é colocar à prova sua disciplina

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é colocar à prova sua disciplina