Review | New Star GP

2 semanas atrás • Nintendo Boy • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo
Desenvolvedora: New Star
Publicadora: FiveAces Publishing
Gênero: Corrida, Arcade, Simulação
Data de lançamento: 07 de março, 2024
Preço: R$ 146,80
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela New Star.

Revisão: Davi Dumont Farace.

Trazendo um pouco da Fórmula 1 para o Nintendo Switch, New Star GP é um jogo de corrida indie que busca unir a diversão de jogos mais simples do gênero com um pouco da estratégia e habilidade que existem em uma das competições mais famosas do mundo. Uma mistura, que apesar de parecer um pouco estranha de início, funciona muito bem.

Correndo pelas eras

New Star GP é um jogo indie de corrida com temática de Fórmula 1. Um dos principais campeonatos automobilísticos do mundo, a Fórmula 1 é famosa por seus rápidos veículos, que evoluíram ao longo dos anos, o alto nível técnico necessário para pilotar tais máquinas e os muitos pilotos com suas personalidades únicas que passaram pela categoria.

No mundo dos games, a categoria é representada exclusivamente pela Codemasters, que possui os direitos para desenvolver jogos desde 2009. O primeiro título dessa parceria foi lançado para o Wii e então apenas o 3DS recebeu em 2011 uma versão mais simples de F1 2011. Desde então, para quem curte Fórmula 1, era necessário possuir outra plataforma para aproveitar os games baseados na categoria.

Se não podemos ter um jogo similar à Fórmula 1, ao menos podemos ter aqueles que se inspiram na categoria. New Star GP é isso, um jogo indie que recria a sensação da competição, mas com visual mais cartunesco e uma jogabilidade divertida que une um pouco de simulação com a facilidade de um jogo arcade, a famosa simcade.

A parte mais legal é que New Star GP é como uma carta de amor à categoria. Isso por que, o game recria veículos e alguns pilotos de diferentes eras da competição. Começando pelos anos 80, com pilotos inspirados em campeões como o nosso querido Ayrton Senna, aqui chamado de Ayrton Serafino, passando pelos anos 90, 2000, 2010 e por fim, a era atual com os anos 2020.

Apesar de não possuir licenças oficiais, os circuitos de New Star GP são baseados em suas versões reais. Por conta da jogabilidade mais arcade, eles são menores do que o esperado e algumas até removem coisas icônicas da pista real, como o longo túnel em Mônaco.

Como mencionado, os pilotos em si são baseados nas pessonalidades reais. Fãs da história da Fórmula 1 vão ter um prato cheio reconhecendo pilotos e equipes e os enfrentando nas pistas. Assim como os modelos de veículos e sons, que foram recriados perfeitamente, então aqueles que sentem falta dos motores berrantes da década de 2000, ficarão felizes ao ouvirem este icônico efeito sonoro aqui.

Acordando o piloto profissional dentro de você

New Star GP oferece dois modos de jogo aos jogadores: um modo carreira e outro campeonatos. Os campeonatos permitem que o jogador selecione veículos e eras que desejarem e disputem copas contra a CPU ou contra um amigo. A dificuldade vai aumentando conforme novos campeonatos são desbloqueados.

O modo carreira é o principal de New Star GP. Nele, criamos nossa própria equipe, podendo escolher as cores dos veículos, além de criar um corredor para nos representar. Após isso, somos jogados em 1980s, onde devemos disputar 10 corridas e terminar a temporada em primeiro lugar para poder avançar pelas eras do automobilismo.

Além dos Grandes Prêmios, que são as corridas principais, temos também alguns desafios adicionais que podem ser realizados. Completá-los resulta em Copas e Bux, o dinheiro do jogo, que pode ser utilizado para adquirirmos melhorias para nosso veículo. As Copas, são utilizadas para desbloquear benefícios de nossa equipe, que podem nos auxiliar nas corridas.

Além de correr pelas pistas, temos também um pouco de gestão de equipe. Existem três membros da equipe além do piloto: Engenheiro chefe, Chefe comercial e Equipe de Pit Stop. Cada um oferece diferentes benefícios, que precisam ser desbloqueados, que podem lhe ajudar nas corridas. Além disso, cada membro da equipe possui sua própria satisfação em relação ao time. Entre corridas, pop-ups podem aparecer, indicando que talvez seja necessário escolher uma ação sugerida por um outro membro da equipe. Se a ação escolhida for aceita pelo jogador, recebemos um bônus de felicidade, porém se não executamos tal ação perdemos felicidade. Membros de equipe felizes podem ter benefícios extras, enquanto aqueles que não estiverem felizes podem acabar pedindo para ir embora. Alguns membros de equipe adversária também entram em contato, oferecendo seus serviços, sendo possível adquirir novos membros.

Essa parte do jogo oferece um pouco de estratégia e alguns elementos de RPGs ao game. Existe muito espaço para melhorar essa experiência, visto que as coisas são bem simplificadas. Além disso, não senti muita necessidade de trocar membros da equipe, só em alguns poucos casos. Os benefícios de novos membros não são tão notáveis assim para me fazer querer mudar.

Já na pista, onde passamos a maior parte do nosso tempo, a jogabilidade é bem divertida. Temos botões para acelerar, frear, mudar a câmera, ligar e desligar a assistência de pista e um boost, que recarrega a cada volta realizada. Assim como é o caso com os jogos de F1 da própria Codemasters, existe um retornar aqui que pode ser ativado com um botão e fazer com que voltemos no tempo alguns segundos para corrigir um erro.

Como um simcade, algo que eu estou preparando um texto para explicar melhor esse termo usando como exemplo o principal game do gênero no Switch, aguardem, é preciso saber que não é possível só acelerar sem se preocupar. Apesar de não ser tão dura como outras simcades, em New Star GP, saber quando frear e acelerar é importante e pode ser a grande diferença na hora de vencer os GPs. Isso porque, diferente dos outros desafios do modo carreira, só é possível disputar os GPs uma vez por temporada.

Todos os GPs são corridas de 6 voltas com o jogador começando na última posição do grid, 10º lugar. Além de precisar ultrapassar os rivais, New Star GP introduz dois elementos esperados de um jogo da Fórmula 1: Desgaste de pneus e combustível. Será necessário parar nos pit stops para trocar pneus e carregar combustível, com o jogador decidindo qual tipo de pneu e quanto combustível quer em seu veículo. Existe também o clima, que afeta as condições da pista e de como o veículo se move, algo que o jogador também precisa levar em conta ao correr.

Os oponentes também são um charme a parte de New Star GP. A AI é boa, sendo até desafiadora em certos momentos, contudo, o mais interessante é que suas ações na pista, e fora delas, afetam como seus oponentes vão reagir a você. Bata muito neles e eles começam a ficar agressivos, te impedindo de ultrapassar e correndo muito mais. É um desafio adicional muito legal, mas, infelizmente acaba não sendo totalmente explorado, visto que é bem fácil conseguir perdão de seus adversários e manter uma boa relação dentro dos circuitos.

Deixando poeira para trás

Sendo um jogo que prioriza a diversão, New Star GP pode acabar deixando a desejar em certos elementos. Não há muita customização em quesito de jogabilidade. Senti falta de uma opção para aumentar o número de voltas, ou até mesmo opções adicionais de dificuldade. Tirando a escolha inicial entre normal ou pro, você não pode mudar mais nada naquele save.

Também não há como mudar de Miles per Hour para Quilômetros em questão de velocidade. O que é estranho, já que é possível mudar a linguagem do título. Essa é uma parte que notei alguns problemas, como traduções erradas e letras faltando. Algo ainda mais estranho é em relação à pista representando o Brasil. No menu, seu nome está como Brasília, capital do país, mas ela é 100% inspirada em Interlagos, circuito Paulista que faz parte da Fórmula 1 há anos.

Em questão de apresentação, New Star GP é um jogo até bonito, com gráficos bem estilizados e que lembram alguns clássicos de corrida dos anos 90. Como já mencionado anteriormente, sonoramente, o jogo recria bem os sons dos carros em cada era representada. Não há vozes e uma música bem animada toca durante as corridas. Contudo, mesmo com toda essa simplicidade, pude perceber que o jogo tem alguns problemas de performance, com slowdowns ocorrendo de vez em quando durante as corridas.

Nasce uma nova estrela

New Star GP é um jogo divertido e que consegue se destacar no Switch graças a sua jogabilidade e o fato de ser uma das poucas representações, mesmo que não perfeita, de Fórmula 1 na plataforma. Ele não é o jogo definitivo da categoria no console, mas consegue suprir bem a vontade de correr com tudo em circuitos famosos.

A falta de algumas opções de customização e os slowdowns são dois pontos negativos que podem ser consertados com futuras atualizações. O conteúdo presente pode ser pouco, mas é bem viciante e mesmo se você não curte Fórmula 1 e só quer um jogo divertido de corrida no Switch. Bem, New Star GP é uma boa pedida.

Prós

  • Jogabilidade que mistura bem a diversão com elementos um pouco realísticos;
  • Modelos de veículos da F1 recriados muito bem;
  • Estilo de arte bem único;
  • Prato cheio para quem gosta da história da categoria;
  • AI reagindo a suas ações na pista é um sistema bem divertido e adiciona um desafio extra.

Contras

  • Slowdowns;
  • Pouco conteúdo adicional;
  • Problemas com a tradução em Português como palavras erradas ou faltando letras;
  • Sem opções para modificar a experiência;
  • Sistemas não muito bem desenvolvidos ou explorados.

7,5

O post Review | New Star GP apareceu primeiro em NintendoBoy.

Continue Lendo

Você pode gostar também
Cover Image for Pokemon Scarlet/Violet Golden Week Mass Outbreak Event Announced

Pokemon Scarlet/Violet Golden Week Mass Outbreak Event Announced

Cover Image for Pokemon Scarlet/Violet Walking Wake And Iron Leaves Tera Raid Event Fourth Run Announced

Pokemon Scarlet/Violet Walking Wake And Iron Leaves Tera Raid Event Fourth Run Announced

Cover Image for Strayed Lights Switch Physical Edition Announced, Pre-Orders Open April 26

Strayed Lights Switch Physical Edition Announced, Pre-Orders Open April 26