Nintendo mira o Reddit como um alvo de sua luta contra a pirataria
Disposta a retirar do ar conteúdos piratas envolvendo seus consoles e a intimidar quem tente violar suas propriedades intelectuais, a Nintendo elegeu o Reddit como seu novo alvo. A companhia busca pela capacidade de indiciar o site, entre outros domínios, para poder obter registros de atividades e processar quem ajudou a distribuir ilegalmente seus games.
Essa não é a primeira vez que a companhia japonesa busca alvos de processos entre os membros que acessam o site popular. Ainda este ano, ela iniciou uma batalha legal contra James Williams, a quem acusou de ser o “operador, supervisor e força motora por trás de diversas Lojas Piratas”, através das quais ele ofereceria diversos games do Switch.
O nome de Williams foi encontrado pela Nintendo no subreddit r/SwitchPiracy, do qual ele era um dos moderadores. Agora, a empresa está querendo amplificar sua busca e garantir que todos que participaram ativamente da comunidade — e de outros espaços de discussão — sejam punidos.
Nintendo vem intensificando luta contra pirataria
Embora seja conhecida há tempos como uma empresa litigiosa, a Nintendo vem intensificando seu combate contra a pirataria nos últimos meses. Entre suas ações recentes esteve a derrubada do emulador Yuzu, cujos criadores foram condenados a pagar uma multa milionária, e o fim do Ryujinx — de quem a companhia inclusive obteve o domínio oficial.
Há uma grande probabilidade de que a fabricante esteja fazendo isso como uma forma de proteger o Switch 2, que ainda não tem data de estreia. Como o produto deve ter o mesmo formato de ROM de seu antecessor, isso pode significar que haverá uma maior facilidade de desbloqueá-lo próximo à data de seu lançamento.
Isso seria desastroso para a companhia, que costuma trabalhar com boas margens de retorno tanto em seus hardwares quanto em seus softwares. Os processos recentes da Nintendo também envolvem uma disputa com a Pocketpair, a quem ela acusa de ter violado diversas patentes durante o desenvolvimento de Palworld.
Fonte: VGC
Fim dos Serviços
Nintendo eShop do Switch vai encerrar atividade na China em 2026