Review | Hot Lap Racing

1 mês atrás • Nintendo Boy • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo
Desenvolvedora: Zero Games Studio
Publicadora: Maximum Entertainment
Gênero: Corrida
Data de lançamento: 16 de julho, 2024
Preço: R$ 124,15
Formato: Físico/Digital

Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Maximum Entertainment

Revisão: Paulo Cézar

Hot Lap Racing chegou ao Nintendo Switch para tentar preencher a lacuna que existe nos jogos de corrida do console. Em uma plataforma com bastante espaço para jogos mais realistas, o título acaba deixando a bola cair e não aproveita a chance de se destacar entre os muitos games de corridas disponíveis no híbrido.

A história do automobilismo

Desde antes de seu lançamento, os desenvolvedores de Hot Lap Racing vendiam seu jogo como um título para os amantes do automobilismo. A premissa era de um jogo onde tínhamos uma lista com alguns dos principais veículos da história do automobilismo, como a lendária Brabham de Fórmula 1 dos anos 60s, o Opel Calibra V6 DTM, carro que dominou o campeonato alemão nos anos 90, entre outros.

Temos aqui 60 veículos divididos em cinco categorias distintas: Monoposto, GT, Produção, Endurance e Elétrico. Realmente temos uma boa lista de veículos de eras diferentes, desde os carros dos anos 60 até os mais modernos. Temos até algumas “cópias” no lugar de outros mais icônicos.

Além de veículos específicos, existem também cores alternativas que representam outros carros de sua época. Um exemplo é o carro da equipe de Fórmula 1 BAR, que além de estar representado em sua versão da temporada 2000, também possui cores baseadas em outras equipes menores da temporada. Existem até referências a veículos famosos do mundo dos games, como o Hornet de Daytona USA.

A lista de veículos é interessante e possui algumas opções peculiares, como a Minardi da temporada 91 da Fórmula 1, porém, certos desfalques são notáveis aqui. A Zero Game Studio, o estúdio responsável pelo jogo, é indie, não tendo os recursos financeiros de um estúdio gigante, então é óbvio que teremos alguns desfalques. O estúdio é Francês, então a lista de veículos é predominantemente dominada por veículos daquele país.

Temos uma grande variedade de carros da Renault e Alpine, além de outras marcas francesas. Obviamente isso não é ruim, seria a mesma coisa que reclamar que o primeiro Gran Turismo é lotado de carro japonês, mas o foco em marcas de específico países acabou por limitar bastante as opções de veículos em certas categorias, com a repetição de veículos em alguns dos desafios do modo carreira por conta disso.

Tirando isso, Hot Lap Racing tem uma boa lista de veículos, com algumas opções que raramente iriam aparecer em jogos mais recentes de corrida. Como um fã de Fórmula 1, poder utilizar a Minardi de 1991 ou a BAR de 2000 em outras cores e escutar os icônicos motores desses veículos é algo que poucos outros títulos me oferecem tal oportunidade, sendo ainda mais raros no Nintendo Switch.

Um arcade com um pequeno toque de simulação

Há alguns meses atrás, eu fiz um texto especial para o site falando sobre GRID Autosport, um jogo de corrida que se destaca nas opções do Switch. Naquele texto, eu expliquei um pouco sobre os diferentes estilos de jogos de corrida que existem no gênero, os jogos mais arcades, os simuladores e os simcades que unem um pouco dos dois mundos.

Hot Lap Racing se encaixa na descrição de um simcade, possuindo uma física mais pesada e séria do que os típicos arcades como Need For Speed e outros, mas sem pesar na simulação. Contudo, a verdade é que Hot Lap Racing beira a um arcade, com suas influências de simulador sendo quase mínimas.

Existem pouquíssimas opções que afetam a jogabilidade, apenas a escolha de marcha automática e tração nas rodas. Todos os carros se controlam de maneira similar, mesmo aqueles que são de classe diferente, com as diferenças sendo pequenas. O título até incentiva um estilo de pilotagem que é bem mais similar ao que encontramos em outros jogos mais arcades.

Hot Lap Racing também não possui modelo de dano em seus veículos. Este é um elemento comum em outros simcades, mesmo que de uma forma mais simples e que serve como uma forma de fazer com que o jogador domine os veículos e evite pilotar de forma mais descontraída. Aqui, a falta deste elemento tira um pouco do desafio das corridas e acaba por incentivar um outro problema do jogo. Hot Lap Racing, contudo, tenta oferecer um pouco de simulação de uma forma bem ruim, com um sistema de punição por uma pilotagem ruim.

Existem dois contadores no canto da tela que representam dois tipos diferentes de pilotagem ruim: Sair da pista e bater com força nos oponentes. Sempre que o jogador comete um desses erros, o contador aumenta e ao final da corrida, pontos são descontados da sua “reputação” resultando em um rank baixo no final do campeonato se o erro persistir. O grande problema desse sistema é que ele não é nem um pouco equilibrado.

Enquanto na vida real existem regras sobre os limites da pista, em certos casos há a possibilidade de não punir um piloto se o limite não foi atravessado por muito. Em Hot Lap Racing, se você passou do limite, não importa se foi por centímetros, você será punido, mesmo se isso não lhe ajudou durante a corrida. O mesmo vale para batidas, onde mesmo se você bateu sem querer em alguém, você ainda é punido.

Esse problema com as regras fica ainda pior quando se leva em conta o principal problema de Hot Lap Racing, a AI dos pilotos controlados pela CPU. Basicamente, a AI é super agressiva quando está disputando na pista com você, correndo por um caminho pré-determinado e não se importando sobre sua posição. Muitas vezes eu fui jogado para fora da pista porque a AI acelera sem se importar se vai causar um acidente ou não, o mesmo contando para batidas, onde muitas vezes meu carro foi acertado por outro e o jogo contou como minha culpa.

A AI em si também não é muito boa correndo sozinha. No único circuito de rua do jogo, por exemplo, a CPU não conseguia passar da primeira curva sem causar um grande acidente por conta da velocidade e de muitos carros tentando passar por um caminho estreito. Sempre que eu estava correndo e via um oponente se aproximar, eu imediatamente me via tentando ficar o mais longe possível pois eu já esperava que a AI cometesse um erro ou simplesmente iria me ignorar e me pressionar para fora da pista.

Ao mesmo tempo em que é super agressivo, no momento em que você ultrapassar todos os oponentes acabou qualquer tipo de desafio que você poderia ter. Por alguma razão, a AI não consegue se manter competitiva assim que você a ultrapassa, fazendo com que as corridas se tornem um tédio total de você guiando seu carro até o final.

Mesmo com dificuldade aumentada e correndo em copas consideradas Muito Difíceis, não tive problemas para completá-las em primeiro lugar. Eu até coloquei desafios adicionais para mim mesmo, como começar em último, ou utilizar marcha manual e sem controle de tração, mas após as primeiras voltas eu simplesmente conseguia ultrapassar todos os meus adversários e terminar corridas com até mais de 30 segundos de vantagem.

É uma pena que a inteligência artificial esteja quebrada, pois o jogo é bem curto com poucas copas por classe. A única dificuldade que tive foi correr no circuito de rua, por conta da agressividade da AI no início da corrida. Por sorte a Zero Games Studios já anunciou que vai lançar uma atualização corrigindo esse problema, mas confesso que teria sido melhor ter segurado um pouco o jogo para consertar isso.

Hot Lap Racing é um jogo bem direto quando o assunto são modos para disputas. Além do modo carreira, onde o objetivo é completar objetivos para desbloquear peças e completar seu Fórmula Extreme, um veículo super veloz baseado nos modelos atuais de carros da Fórmula 1, o single player é composto por campeonatos, corrida rápida e um modo de time trial. Multiplayer está disponível de forma local e online para o título, com até 4 pessoas no mesmo console.

Velocidade a passos lentos

Quando Hot Lap Racing anunciou sua data de lançamento, eu confesso que fiquei de olho no jogo com um pé atrás. Havia poucos vídeos dele em ação e as imagens mostravam algo que se fosse rodar no Switch, iria precisar de uma boa otimização.

São 12 veículos bem modelados e detalhados na pista, correndo a mais de 200 km/h, em circuitos grandes, uma combinação que requer uma boa quantidade de potência de qualquer plataforma. Com o Switch conhecido por seu hardware defasado, que sempre foi um problema, era de se esperar que a Zero Games Studios fosse tentar comprometer de alguma forma com o objetivo de criar uma experiência otimizada de jogo.

Infelizmente, não foi isso que aconteceu aqui. Diferente de GRID Autosport que oferece por exemplo modos de alta resolução que beira 30fps, ou estáveis 60fps com texturas e resolução menores, Hot Lap Racing oferece uma experiência instável de frames que diminui e aumenta inesperadamente, chegando até mesmo a congelar por alguns segundos em momentos inesperados. Não é legal que um jogo onde estamos correndo a todo momento simplesmente pare por segundos antes de voltar a ação, especialmente quando isso ocorre ao se fazer curvas.

Ter uma experiência estável é um ponto importante de qualquer jogo, especialmente em um jogo de corrida. Dito isso, tirando os modelos de veículos, não acho que Hot Lap Racing seja um jogo graficamente pesado para o Switch. No início, eu me sentia jogando um jogo de celular com seus visuais até que simples, até a UI simplista passa essa vibe, mas o problema com a otimização pode envolver outros detalhes que estejam escondidos debaixo do capô deste game.

Faltou potência para acabar a corrida

Eu confesso que fiquei um pouco decepcionado com o título. Eu estava esperando algo um pouco mais similar a GRID Autosport, porém, apesar de seus problemas e falta de um polimento melhor, Hot Lap Racing é um jogo com potencial. Com algumas atualizações adicionando conteúdo extra e consertando seus problemas de otimização e AI, ele pode ser um tornar uma ótima opção para quem curte automobilismo e quer correr com alguns veículos famosos.

Prós

  • Algumas opções interessantes de veículos;
  • Veículos bem detalhados com interiores modelados;
  • Disponível em PT-BR.

Contras

  • AI super agressiva que não reconhece o jogador na pista;
  • Dificuldade não afeta as corridas;
  • Poucas opções de veículos em certas categorias;
  • Jogo não está bem otimizado.

7

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