Cartões de jogo virtual e compartilhamento de contas do Switch: Entenda as diferenças e restrições

5 horas atrás • Nintendo Boy • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

Depois da última atualização de firmware do Nintendo Switch, fiquei um tempo considerável abrindo a página de suporte da Nintendo para tentar entender o que diabos tinha mudado com o novo sistema de “cartões de jogo virtual”, tudo mudou? Acabou o famoso “esquema” de compartilhamento? O que está acontecendo?

Eu não sei vocês, mas para mim é muito difícil acreditar que a Nintendo iria fazer uma atualização de bom coração só para acrescentar uma nova funcionalidade de empréstimo sem tirar nada da gente. Mas por incrível que pareça, foi isso mesmo que eles fizeram.

O que mudou?

Primeiro, esclarecendo como funcionava: Havia um sistema de conta primária e conta secundária. A conta primária era apenas uma, enquanto todas as outras eram secundárias. O usuário da conta primária poderia usufruir dos jogos comprados naquela conta livremente no seu console, abrindo quando quiser, mesmo offline, e no usuário que quiser. Enquanto isso, o usuário da conta secundária era limitado a abrir o jogo apenas no usuário que comprou o jogo e sempre exigindo confirmação online ao abrir o jogo. E tem mais: a conta secundária não pode abrir o jogo se a conta primária estiver jogando o mesmo jogo no mesmo usuário.

O que mudou? Bom, o sistema de conta primária e secundária foi extinto, porém, esse esquema que você fazia ainda é possível de se fazer, e vou explicar como já já. O que acontece agora é que nós temos o novo sistema de “Cartões de jogos virtuais” que muda muita coisa.

Ao invés da licença de uso dos jogos estar atrelada à conta primária, agora está atrelado ao console. Como se fosse um cartucho de verdade, você pode “carregar” e “ejetar” os seus jogos digitais no seu console, porém há um limite para apenas 2 consoles fazerem esse “troca-troca”. Ou seja, você que tem 2 Nintendo Switch em casa pode agora registrar os dois para serem seus consoles autorizados para carregar catões virtuais de jogo e livremente ter acesso aos seus jogos nos dois, alternando em qual o cartucho está carregado. Vale lembrar que realmente funciona igual um cartucho físico: se estiver carregado em um console, não poderá ser acessado no outro ao mesmo tempo, sendo necessário ejetar de um e carregar no outro para jogar.

Tem alguma maneira de jogar o jogo sem estar com o cartão de jogo virtual carregado?

Sim! Mas com limitações. Aqui que entra o ponto interessante com a nova opção “Licença Online”. Acessando seu usuário no Switch e clicando na guia “Configurações de usuário”, você acha a opção “Configurações de licenças online”, e ativando essa nova configuração você basicamente ativa de volta o sistema antigo de conta secundária. O que acontece: você irá conseguir abrir um jogo mesmo sem estar com o cartão de jogo virtual carregado, porém, só poderá jogar na conta que comprou o jogo e será necessário ativação online. Além disso, não é permitido que você jogue ao mesmo tempo que qualquer outra pessoa que esteja online jogando no mesmo usuário.

Na prática, a Nintendo só mudou a organização das opções para se adequar ao novo sistema de cartão de jogo virtual, porém não houve nenhuma perda efetiva de funcionalidade e as limitações da antiga conta secundária foram transferidas para o método “licença online”.

Como faço para emprestar meus jogos?

Aqui é a parte que acho limitada. Se você tem dois consoles próximos, com os mesmos usuários conectados, é fácil fazer o “troca-troca” como falei antes, mas isso é limitado para apenas 2 consoles selecionados. No entanto, existe a opção de fazer o empréstimo de algum jogo digital seu para um membro do grupo familiar da sua conta Nintendo. Só que há uma série de exigências e limitações:

  • Primeiramente, você precisa estar com os dois consoles próximos fisicamente;
  • O jogo só será emprestado por 14 dias, e depois disso retorna para o dono original;
  • Você só pode pegar emprestado 1 jogo por vez;
  • Você só pode emprestar 3 jogos por vez;
  • Você só emprestará o jogo para 1 console;
  • Não é permitido emprestar o jogo para 1 console que tenha usuários em múltiplos grupos familiares da conta Nintendo.

São muitas regrinhas, né? Enfim, é o medo da Nintendo de que vamos sair por aí emprestando nossos jogos e parando de comprar coisa nova. É uma função que pode ser útil para momentos bem específicos e prefiro tê-la a não tê-la, mas pode melhorar. Porém caso você esteja em uma situação que corresponda a todas essas exigências, é só ir ao menu, selecionar o jogo e emprestar para o seu amigo que precisará estar com o videogame do seu lado.

Caso você ainda tenha dúvidas, recomendo dar uma lida na página de suporte da Nintendo, até agora disponível apenas em inglês neste link.

Respostas rápidas

É verdade que não posso mais compartilhar meus jogos no esquema de conta secundária?

Não. Você ainda pode compartilhar como fazia antes, mas agora ativando a opção de “licença online”.

Com o cartão de jogo virtual posso vender meus jogos digitais para outras pessoas?

Não. Apesar dos jogos ficarem registrados nos consoles, o uso ainda é restrito a conta Nintendo que comprou o jogo e esse uso é intrasferível.

Posso fazer o empréstimo de cartão de jogo virtual para membros do meu grupo familiar Nintendo que estão longe de mim?

Nesse momento, não. A Nintendo exige que os consoles estejam na mesma rede wireless para autorizar o empréstimo.

O post Cartões de jogo virtual e compartilhamento de contas do Switch: Entenda as diferenças e restrições apareceu primeiro em NintendoBoy.

Continue Lendo

Você pode gostar também
Cover Image for Análise: Shotgun Cop Man une ação, loucura e diversão policial no Switch

Análise: Shotgun Cop Man une ação, loucura e diversão policial no Switch

Cover Image for Review | Shotgun Cop Man

Review | Shotgun Cop Man