Pokémon TCG Pocket — Com o deck de Wugtrio ex, você só precisa de 3 turnos para vencer
Uma das coisas que diferencia o Pokémon TCG Pocket do formato tradicional do cardgame é o fator sorte através do lançar de moedas. Claro, isto também está presente no jogo físico, mas o mobage faz disso algo muito mais focado, tanto que, ele não apenas abusa do lançar de moedas mas também mecânicas de aleatoriedade como por exemplo, Pokémon que espalham dano na mesa.
Para cartas que distribuem dano de forma aleatória, o que virá na mente de vocês logo será o Dragonite, porém, ele deixou de ter tal exclusividade com a chegada da linha evolutiva do Wiglett em “Festival Brilhante”, que é tão trabalhoso quanto de se lidar numa matchup. Por conta disso, o deck de Wugtrio ex marcou grande presença nas partidas online, e neste artigo vamos falar de uma das variantes deste deck.
Decklist

Pokémon
- Wiglett x2
- Wugtrio ex x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Irida x2
- Kissera x2
- Recruta da Equipe Rocket x2
- Misty x2
Itens
- Pokébola x2
- Poção x2
Ferramentas
- Capa Gigante x2
Cartas de destaque

Apostar na aleatoriedade é uma faca de dois gumes, uma vez que a probabilidade pode não estar ao seu favor. No entanto, é por conta desta mesma probabilidade que torna decks como Dragonite e Wugtrio ex tão difíceis de se lidar. A build que falarei aqui, contudo, valoriza muito mais está característica do Wugtrio ex, tornando o fator de aleatoriedade a linha de jogada padrão, e isso se justifica usar apenas ele no deck.
A ideia aqui é simples: espalhar dano na mesa. Para isso, Wugtrio ex é o nosso ás. Com três energias de água anexadas, ele divide 150 pontos de dano entre os Pokémon do oponente de forma aleatória, dividido por 3, 2 ou dano cheio. Isso faz com que o Pokémon aquático tenha o potencial de pegar um ou mais nocautes em apenas um turno. Enquanto Wiglett, você pode diminuir o PS de Pokémon mais gordos para que o nocaute do Wugtrio ex seja possível, no entanto, com tantas cartas de cura no jogo, acaba sendo uma tarefa mais difícil. Aqui você apenas precisa de três turnos para começar a “Pipocar por Aí”, mas se a Misty o favorecer ainda no early-game, as chances de vitória são ainda maiores.
Na pratica, Wugtrio ex é um Pokémon de espalhar dano mais eficiente que o Dragonite pelo fato dele ser um estágio 1 e requerer menos energias que o Dragão de Kanto. No entanto, mesmo que 150 pontos de dano pareçam modestos, é muito mais fácil do oponente manipular a probabilidade de nocaute enchendo a mesa de Pokémon, isto quando os Pokémon não são gordos demais, que neste caso, sim, dá bem mais trabalho de lidar. Um exemplo disso é o meta tier 0 do momento, Darkrai ex com Giratina ex, que abusa de Pokémon de alto PS e cartas de suporte que mantém o PS alto o suficiente para sobreviver ao ataque do Wugtrio ex.
Apesar destes contrapontos, o deck de Wugtrio ex é forte por sua imprevisibilidade, já que em uma matchup, independente do deck ser tier 0 ou tier 1, as chances de vitória sempre dependerá da sorte para ambos os lados, gerando momentos engraçados ou reviravoltas inesperadas. Por isso eu optei por uma lista como esta que não investe em Pokémon adicionais, e, em vez disso, usa outras cartas que trabalham com probabilidade para atrapalhar ainda mais o oponente ou favorecê-lo, como a Kissera para ter as chances de desfazer uma boa mão do oponente/”desbrickar” a sua mão e Recruta da Equipe Rocket para punir decks de energização em massa e ter dar mais tempo de jogo.
Alternativas
Caso queira depender menos da sorte e trabalhar com recursos mais sólidos, Manaphy acompanhado de um outro Pokémon para energizar com seu ataque é uma boa opção para se juntar ao Wugtrio ex. Já vi builds que usam Articuno baby, mas acredito que Palkia ex seja melhor opção para o late-game. Seus 150 pontos de ataque garantes nocautes em Darkrai ex e Giratina ex sem estarem com Capa Gigante, além do bônus de pingar dano no banco. Uma cópia dele e duas do Manaphy não vão atrapalhar a estratégia.

Shaymin Sky Form é uma boa opção para pivotear seus Wiglett e Manaphy caso o use no deck. Está também é uma forma de economizar energia, mas também é um dead draw de late-game e um Pokémon básico que pode estragar sua open-hand mesmo com apenas uma cópia dele.

Regice é um wall eficiente de um ponto que pode segurar jogos difíceis de montar board. Mas com um custo de recuo desses, você não poderá pivotear, sendo a única opção é forçar seu nocaute. Ainda assim, é uma opção inteligente que deixa os Wiglett seguros e você não depende tanto do fator “deixar um morrer pra investir no outro.”

Por fim, Dawn tem se mostrado bastante presente em decks que tendem a dar valor a suas energias, principalmente usado em decks que compõe Magnezone ou Darkrai ex com Giratina. Está pode ser também uma opção muito boa para energizar Wugtrio ex tirando de um Pokémon já deficiente ou energizar o Palkia ex mais rápido. Uma ou duas cópias irá do gosto do jogador.

Tome cuidado!
Decks muito gordos, neste caso, base 150 de PS ou mais, tendem a ser difíceis de lidar pois mesmo estando apenas um Pokémon muito grande em campo, não garante o nocaute do Wugtrio ex. Além disso, Pokémon gordos demais tendem a ter golpes muito fortes e Wugtrio sendo um Pokémon ex com PS que não o valoriza como tank, faz destes tipo de Pokémon serem o mais perigosos.

Meowscarada também é um grande problema. Apesar de seu dano total do gato deixar Wugtrio ex vivo por um triz, a existência de um Meowscarada/Exeggutor ex de revenge killer no banco ou um Red ou Giovanni na mão é algo a se temer e muito.

Por fim, o inimigo natural de um Pokémon de água no TCG, o tipo Elétrico, é o maior dos problemas citados aqui. Num meta onde Magneton e Magnezone são feitos de tech cards, isso dificulta ainda mais a performance do Wugtrio ex em campo, ainda mais com Wiglett que pode ser nocauteado antes mesmo de poder evoluir.

O post Pokémon TCG Pocket — Com o deck de Wugtrio ex, você só precisa de 3 turnos para vencer apareceu primeiro em NintendoBoy.