Nintendo Switch 2 – Confira a lista final de especificações técnicas do console
O Nintendo Switch 2 está próximo de seu lançamento em menos de um mês, porém só obtivemos poucos detalhes técnicos em relação ao seu principal hardware responsável pelo poder bruto do console da Nintendo na nova geração do híbrido.
Graças à desmontagem minuciosa feita pelo canal Geekerwan em uma placa mãe do Nintendo Switch 2 adquirida de alguma forma, agora é possível ter uma noção completa das especificações técnicas do novo hardware da fabricante japonesa.
É certo levar em conta que boa parte dessas informações já haviam sido discutidas tanto aqui no Universo Nintendo quanto no fórum Famiboards, por exemplo – esse último sendo a principal fonte das discussões em torno do hardware e suas especificações há mais de um ano (pelo menos).
Em vídeo recente, as seguintes especificações do Nintendo Switch 2 foram confirmadas:

- Processador (SoC): NVIDIA T239, com 8 núcleos Cortex-A78 e 4MB de cache L3.
- Processo de fabricação / litografia: Samsung 8nm.
- GPU: Arquitetura Ampere (a mesma utilizada por placas da série RTX 30), com 1.536 núcleos CUDA.
- Memória RAM: 12GB LPDDR5X, com largura de banda de 128 bits e velocidade de 8533 MT/s.
- Armazenamento: 256GB UFS 3.1.
- Conectividade: Wi-Fi e Bluetooth da MediaTek.
- Áudio: Chip Realtek.
- Consumo de energia: O SoC pode consumir até 34,4W (provavelmente será reduzido pela Nintendo)
Nota do Editor: Os benchmarks do vídeo foram desconsiderados por terem sido concebidos como uma “simulação” e não o que o hardware de fato representará comercialmente após lançado a fim de evitar má compreensão ou interpretação errônea dos leitores.
Essas especificações confirmam não só que a litografia esperada dos 8nm realmente se tornou um fato, como a Nintendo optou por triplicar a memória RAM do sucessor (12GB) em relação ao primeiro Nintendo Switch – isso inclusive, foi um dos elogios feitos pela Square Enix em vídeo recente sobre a versão de Final Fantasy VII Remake Intergrade para o Nintendo Switch 2.
Com a disponibilidade de uma versão do DLSS feito para o console da Nintendo, somado às demais técnicas da NVIDIA e uma arquitetura bem mais moderna encontrada nela quando comparamos a época em que será lançado vs. a geração atual com seu predecessor em 2017, o Nintendo Switch 2 deve sim ser capaz de contar com uma enxurrada de jogos atuais sendo disponibilizados por parceiras para o sistema por um bom tempo.
O Nintendo Switch 2 tem lançamento global agendado para 5 de junho. Interessados na pré-venda brasileiras do console, seus jogos e acessórios podem consultar nosso GUIA DE COMPRA.