Nintendo Switch 2 não vai ter sistema de conquistas integrado
Com estreia programada para o dia 5 de junho deste ano, o Nintendo Switch 2 vai manter a tradição da fabricante de não apostar em um sistema de conquistas integrado. Usados há mais de 20 anos por concorrentes como o Xbox e o PlayStation, os troféus/pontos dados por completar certas tarefas simplesmente não vão fazer parte do novo console.
A informação foi confirmada ao Polygon por Bill Trinen, atual como vice-presidente de produtos e experiências da companhia japonesa. No entanto, ele não se aprofundou nos motivos pelos quais a empresa continua indisposta a oferecer um recurso que já se mostrou bastante popular entre muitos jogadores.
Isso não significa necessariamente que jogos do Nintendo Switch 2 não poderão implementar soluções próprias. Enquanto troféus não vão funcionar a nível de sistemas, títulos vão pode adotar soluções próprias. Esse vai ser o caso das edições aprimoradas de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, que também vão ganhar integrações com o app Zelda Notes.
Nintendo Switch 2 não se desvia da história da Nintendo
A decisão de não trabalhar com conquistas pode ser explicada pelo histórico da Nintendo de sempre trabalhar com “regras próprias” dentro da indústria de games. Embora a companhia nunca tenha confirmado os motivos para sua decisão, muitos acreditam que ela simplesmente não quer transformar seus jogos em “listas de tarefas”.

No entanto, isso não impediu que muitos títulos publicados por ela de ter sistemas que registram internamente os avanços dos jogadores. Prova disso é a série Xenoblade Chronicles que, desde sua estreia no Wii, já tem um sistema de conquistas próprio — e o mesmo acontece com títulos exclusivos como Fire Emblem Engage.
Enquanto isso pode desestimular alguns a investir no Switch 2, a falta de conquistas não deve ser o fator que vai determinar o sucesso ou fracasso do console. Nesse sentido, o que deve contribuir muito mais é a política de preços da Nintendo, que já está testando um novo patamar de entrada de US$ 80 para seus jogos first party.
Fonte: Polygon

Apostando no console
Nintendo Switch 2 vai ser grande sucesso apesar do preço, afirma analista