Nintendo Music é criticado por não creditar compositores

1 hora atrás • Adrenaline • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

Lançado oficialmente no final de outubro, o Nintendo Music é um novo aplicativo que funciona quase como um “Spotify” para as principais músicas das franquias da empresa. No entanto, ao contrário que acontece com a plataforma de streaming, a novidade chegou sem dar créditos para nenhum compositor.

Ao acessar o sistema, que funciona a partir de uma conta do Nintendo Switch Online, é possível escolher uma faixa e decidir ver mais informações sobre ela. No entanto, no momento atual ele não mostra dados além do nome original da música selecionada e do game em que a composição apareceu pela primeira vez.

Entre aqueles que notaram a omissão está o compositor e cantor Nabil Mehari. No BlueSky, ele afirmou que a Nintendo parece estar tentando “manter a ilusão de que tudo o que ela lança é criado por um monolito”, o que é bastante desapontador — e também prejudicial tanto para artistas quanto para seus fãs.

Nintendo Music dificulta a busca por músicas

Além de desrespeitar a história dos compositores que contribuíram para a história de sucesso da empresa, a decisão por trás do design do Nintendo Music também prejudica os consumidores. Um fã de Koji Kondo, por exemplo, não consegue usar um filtro que indique quais músicas do serviço foram criadas por ele.

https://bsky.app/profile/neoxon.bsky.social/post/3l7raqnhzwg2i

Entre os nomes famoso que acabaram sendo “escondidos” pelo aplicativo estão os de Yuka Tsujiyoko (Fire Emblem), Kenji Yamamoto (Metroid Prime) e Kazumi Tataka (Animal Crossing), entre diversos outros. Enquanto isso não prejudica tanto compositores que já são famosos, profissionais menos reconhecidos acabam ficando sem meios de o público conhecer mais de seus trabalhos.

Infelizmente, esses não são os únicos problemas de créditos que a Nintendo vem enfrentando nos últimos meses. Além de deixar equipes inteiras de fora dos créditos de remasterizações, a companhia também é conhecida por não reconhecer membros de estúdios terceirizados e esconder a identidade de divisões que trabalharam em seus lançamentos recentes.

Fonte: Game Developer

Conteúdo Relacionado      

Xenoblade Chronicles X Definitive Edition

Finalmente!

Nintendo anuncia Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition para o Switch         

Continue Lendo

Você pode gostar também
Cover Image for Projeto que contará a história da Nintendo World no Brasil anuncia data para campanha de financiamento coletivo

Projeto que contará a história da Nintendo World no Brasil anuncia data para campanha de financiamento coletivo

Cover Image for São Paulo receberá evento de Sonic x Shadow Generations: Chilli Dogs Battle

São Paulo receberá evento de Sonic x Shadow Generations: Chilli Dogs Battle

Cover Image for Principais lançamentos de jogos em novembro para consoles e PC

Principais lançamentos de jogos em novembro para consoles e PC