Atsuko Tanaka, dubladora japonesa da Bayonetta, morre aos 61 anos
Atriz de voz Atsuko Tanaka morreu aos 61 anos no dia 20 de agosto de 2024, a notícia foi compartilhada pelo filho Hikaru Tanaka em sua conta no X (antigo Twitter). Segundo a tradução do site Siliconera, ele reporta que a mãe morreu de uma doença e por pedido dela, não deu detalhes de sua condição e de qual seria enfermidade. Ela teria lutado contra essa condição por um ano.
Hikaru também agradeceu os fãs que amam o trabalho da atriz, além do suporte que ela ganhou na indústria. Ainda segundo ele, a intenção não era revelar sua relação familiar com Atsuko dessa maneira, mas se sente alguém muito afortunado de ser o filho dela. Seu desejo é que os fãs não esqueçam dos trabalhos e personagens que ela deu a vida para fazer.

Atsuko se formou pela Tokyo Announcement Academy em 1991 e começou a atuar no ramo dois anos depois. Além de atriz de voz, até pela base acadêmica cursada, ela também trabalhou como narradora. Nos jogos, um dos papeis mais emblemáticos foi a dublagem japonesa da protagonista Bayonetta da série homônima. Diferente da maioria das produções orientais, o idioma de origem da série é inglês, a voz dela só foi integrada no relançamento do primeiro jogo para Wii U.

Desde então, ela dublou todos os jogos da franquia incluindo spin-offs e até a aparição da personagem como lutadora na franquia Super Smash Bros. Atsuko também esteve no anime Bayonetta: Bloody Fate participando de vários materiais promocionais antes mesmo de aparecer nos jogos pela primeira vez. Ela virou tanto a cara da série no Japão que, apesar de alterarem a dubladora americana na terceira entrada, sua voz foi mantida.
A atriz ainda participou de outros jogos conhecidos como Trish (Devil May Cry 5), Poison (Street Fighter V), Harumi (Famicom Detective Club: The Missing Heir), Astrid (Atelier Rorona) e mais recentemente em Shin Megami Tensei V: Vengeance interpretando a vilã antagonista Lilith. Como mencionado antes, seus trabalhos se estendem a animações como Jujutsu Kaisen, Jojo’s Bizzare Adventure, Ghost in the Shell, Naruto, Fate/stay night e muitos outros. Algumas dessas franquias que acabaram virando jogos com o tempo à exemplo de JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R onde fez Lisa Lisa.

O post Atsuko Tanaka, dubladora japonesa da Bayonetta, morre aos 61 anos apareceu primeiro em NintendoBoy.