Nintendo alerta usuários quanto ao uso ilegal do serviço online do WiiU
Você antenado nas redes sociais, pode ter se deparado com uma mensagem estranha em japonês da sua marca de videogames favorita e logo pensou que poderia ser novidades sobre o sucessor do Switch não é mesmo? Mas certamente o que não esperava, é que fosse noticias a despeito do seu antecessor: O Nintendo WiiU.
A Nintendo emitiu um comunicado alertando usuários sobre a utilização, de maneira alternativa, do serviço online do WiiU, que teve as operações encerradas em abril do ano passado.
Solicitação] Confirmamos a existência de serviços não oficiais que substituem o jogo online e outras funções do Wii U, que terminou em 9 de abril de 2024. Evite usar esses serviços, pois eles podem representar riscos inesperados à segurança.
Como é conhecido na comunidade, por mais que os serviços tenham sido encerrados de maneira oficial, maneiras alternativas foram desenvolvidas para que os usuários dos consoles pudessem ainda desfrutar do console de maneira online. Um dos exemplos, bem lembrado pela turma do Nintendo Everything, é o projeto de código aberto Pretendo, que oferece a funcionalidade online por meio de servidores personalizados e “engenharia reversa de sala limpa”. Os usuários precisam hackear seus dispositivos para usar o serviço.
O estranho é o motivo da Nintendo ter emitido tal comunicado, quase um ano depois dos encerramentos dos servidores e do suporte e a que fim o comunicado possa atingir.