Digital Foundry: Switch 2 parece usar DLSS em Street Fighter 6 de 540p para 1080p com resultado impressionante

10 horas atrás • Adrenaline • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

O novo Nintendo Switch 2 deve contar com DLSS (Deep Learning Super Sampling) para otimizar o desempenho gráfico de jogos exigentes, especialmente nas versões em modo dock. De acordo com testes recentes da Digital Foundry, durante um evento técnico em Londres, o jogo Street Fighter 6 trouxe evidências claras da aplicação do upscaling da NVIDIA, ampliando a resolução de 540p para 1080p com resultados visuais limpos e estáveis.

Apesar de primeiras impressões apontarem que o jogo estava rodando em resolução nativa de 1080p, análises mais detalhadas feitas a partir da transmissão do Nintendo Treehouse, no dia 22 de abril, revelaram que a base da imagem era 960×540.

Com isso, a Digital Foundry atualizou seus comentários:

“O feed mais recente da Nintendo Treehouse mostra um upscaling de resolução a partir de 960×540 nativo para um alvo de 1080p usando um método de upscaling de IA – com evidências que sugerem o DLSS da Nvidia com base nessa filmagem. Olhando para trás, esse aumento de 540p parece estar em vigor também na filmagem original da Direct. É uma escala notavelmente limpa na maioria das imagens(…)”

Essa resolução é então ampliada para 1080p com uso do DLSS, o que permite ao jogo manter taxa de quadros constante de 60 FPS mesmo com limitações gráficas.

A reconstrução ocorre em tempo real graças ao suporte da arquitetura de hardware compatível com Tensor Cores, sinalizando que o Switch 2 utilizará uma variante personalizada de GPU com recursos semelhantes aos encontrados em placas da linha RTX da NVIDIA.

Imagem: ElAnalistaDeBits/Reprodução

Essa integração representa um avanço técnico relevante para um console portátil, permitindo que títulos com motores gráficos exigentes, como o RE Engine da Capcom, possam ser executados com fidelidade visual aceitável.

Versão semelhante à de PS4, com cortes estratégicos

Ainda segundo a análise, a versão de Street Fighter 6 para o Nintendo Switch 2 apresenta visuais que se aproximam da versão para PlayStation 4, com configurações de qualidade entre baixa e média em relação à versão de PC.

Elementos como reflexos em espaço de tela (SSR) foram completamente removidos, o que já ocorria nas versões para PS4 e Xbox One, e o sombras mostram discretas falhas ou artefatos, principalmente em elementos de cenário e cabelo dos personagens.

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Por outro lado, a performance manteve-se sólida. O jogo rodou em 60 quadros por segundo, o que é fundamental em jogos de luta competitivos, e o uso do DLSS ajudou a preservar a clareza da imagem mesmo partindo de uma resolução bastante reduzida.

Imagem: Digital Foundry/Reprodução

Durante o evento em Londres, além de Street Fighter 6, outros jogos como Mario Kart World, Donkey Kong Bananza e Zelda foram demonstrados.

Em Donkey Kong, inclusive, eles perceberam sinais de que o DLSS, ou alguma tecnologia semelhante, pode estar em uso para a exibição final da imagem. Mas isso anda vai ser mais explorado no lançamento oficial do jogo.

Com o suporte à tecnologia DLSS da NVIDIA, o novo console poderá entregar uma experiência gráfica competitiva mesmo partindo de um ponto de partida modesto em termos de resolução.

Fonte: Digital Foundry/Eurogamer.

Conteúdo Relacionado      

Nintendo Switch 2 chega no dia 5 de junho ao Brasil; confira os preços

Informações oficiais!

Nintendo Switch 2 chega no dia 5 de junho ao Brasil; confira os preços         

Continue Lendo

Você pode gostar também
Cover Image for Empolgante Valkyrie of Phantasm é anunciado para o Nintendo Switch

Empolgante Valkyrie of Phantasm é anunciado para o Nintendo Switch