Pokémon TCG Pocket — Consiga muitos nocautes com o combo de Celebi ex com Serperior
Pokémon TCG Pocket entrou em uma nova fase após seu lançamento com o de Ilha Mítica, a mais nova mini-expansão do mobage.
Com seu lançamento, novos decks surgiram, dentre eles, um o qual falaremos aqui: Celebi ex com Serperior, o qual discorreremos sua estratégia passo-a-passo por aqui.
Decklist
Pokémon
- Snivy x2
- Servine x2
- Serperior x2
- Celebi ex x2
Apoiador
- Pesquisa de Professor x2
- Erika x2
- Sabrina x2
Itens
- Poção x2
- Velocidade X x2
- Poké Bola x2
Cartas em destaque
A estratégia do combo de Celebi ex com Serperior é simples de compreender, e executar: Celebi como atacante e Serperior como suporte. Celebi possui como ataque jogar uma moeda para cada energia ligada à nosso Pokémon mítico enquanto Serperior, com sua habilidade inusitada, faz com que cada energia planta ligada a Pokémon planta valha por duas.
Naturalmente, percebe-se que Celebi terá muitas chances de jogar muitas moedas naturalmente certo? Com Serperior em jogo, as duas energias que cobrem o custo de ataque de Celebi será 4, ou pelo menos poderá atacar com apenas uma já que uma vale por duas. O grande combo do deck é que com 4 energias, Celebi terá 8 chances de acertar 50 de dano e assim por diante.
É notável que o deck possui uma certa aleatoriedade em sua gameplay devido ao fato de ser por moeda, mas tenha em mente que o que faz valer a pena é o fato de que são tantas chances de se acertar 3 caras(que geralmente é o necessário para nocautear os ex do formato) que realmente vale a pena. Não posso mentir que por incrível que pareça, mesmo com um Celebi cheio de energias, é sim possível errar tamanhas quantidade de moedas e perder um game por isso, porém o risco continua valendo a pena.
Além disto, há situações que irão requerer sabedoria por parte do jogador de não lutar de fato com Celebi, o que não se tornará um problema já que é possível atacar com Serperior por duas energias. Outra questão muito positiva, é que o alto custo de recuo de Serperior para possíveis Sabrina é suprido por sua própria habilidade de fato, colocando uma energia do turno e recuando facilmente.
Bom, além desta aleatoriedade, tenha em mente que o deck sofre sim da mazela que decks de estágio 2 sofrem: Você depende do draw para conseguir a evoluções, e elas nem sempre vem. Levando em conta que só temos 1 Apoiador de draw que é Pesquisa de Professor e que boa parte do tempo estamos refém do draw, é natural pensar que na prática nem sempre Servine e Serperior virão na hora desejada, e, isso pode te fazer perder partidas.
Celebi não é uma ameaça tão grande assim ao oponente sem o inicial de Unova, apesar de conseguir fazer estragos. Pense que de em média, para conseguir nocautes você precisa acertar de 3 a 4 moedas, sem Serperior você na maioria das vezes teria colocado 3 energias em Celebi, o que não dá a famosa chance de 50% ou mais que Serperior te daria dobrando suas energias. Este é o maior motivo que eu não consegui fazer rodar as versões cheias de evoluções no deck que outros conseguiram melhor que eu, porém, vamos apresenta-las no próximo tópico, afinal, resultados são resultados não é?
Além de Celebi e Serperior como o núcleo da estratégia do deck, este baralho possui possíveis parceiros que apesar de poderem ser muito úteis, pode colocar tantos Pokémon de evolução no deck que podem acabar tirando a consistência do deck. Por isso, para este artigo eu coloquei a decklist que melhor rodou com o redator que vos escreve, cabendo a mim falar destes parceiros no próximo tópico, já que, apesar destas variações não terem tido sucesso, comigo, eu perdi para usuários das mesmas em torneio, as quais se provam consistentes de alguma forma por terem pego bons resultados constantemente em torneios do game que vivem acontecendo.
Alternativas
Dada a ressalva que disse anteriormente, as alternativas apresentadas aqui podem funcionar mais como um gosto do jogador, a qual podem tanto como funcionar muito bem como não funcionar. O fato é: Serperior possui muitos parceiros do tipo grama os quais conseguem criar uma ótima sinergia de fato com o mesmo.
Começando pelo mais simples de encaixar no deck, o qual, além de ser um Pokémon básico, possui um ataque com o mesmo efeito do Lapras baby adaptado para o tipo grama: Dhelmise. Ele é um Pokémon básico de 1 ponto e facilmente colocável em uma lista, além de ter um generoso PS e não só poder atacar, como também ajudar a ganhar tempo para montar Serperior (Não tanto assim).
Dhelmise só consegue se tornar uma ameaça ao oponente com Serperior montado, na maioria das vezes ele será um tank para ganhar tempo, infelizmente, apesar de um forte atacante de um ponto. Com Serperior em campo, seu ataque maximiza o dano por duas energias.
A outra alternativa é uma dose dupla, as quais considero controversas, porém, como disse anteriormente, pegam resultados constantemente. Muita gente utiliza uma linha 1-1-1 do novo Exeggute de Mythical Island, Exeggutor ex e o novo Exeggutor da nova expansão. Sinergicamente, são cartas que combam naturalmente com Seperior e Celebi.
Exeggutor ex bate uma boa quantia de dano por uma energia, além de ter um bom PS e ter seu custo de recuo contornado pela habilidade de Serperior. Exeggutor Baby consegue se tornar um poderoso atacante 1 ponto por duas energias com Serperior em campo, batendo 80 mais 20 para cada energia ligado ao Pokémon ativo do oponente; cada oponente possui no mínimo duas energias, então no mínimo 120 de dano será causado. Além disto, é muito bom em Mirror Match, nocauteando fortemente Celebi oponentes cheios de energia.
Outra questão é Lilligant, que não brilhou tanto assim no meta anterior, porém achou os parceiros certos neste exato momento. Seu ataque como muitos de acelerar energização é muito útil para Celebi.
Seu problema, no entanto, é o fato de ser um estágio 1 em um deck cheio de evoluções já, porém, um pouco menos que Exeggutor. É comum que as variações de Exeggutor e Lilligant não sejam colocadas na mesma lista, mas sim, como decks diferentes de fato.
Por fim a versão que menos encaixa, a que menos consegui fazer rodar, a qual utiliza uma linha 1-1-1 de Venusaur ex. A princípio, é natural pensar que Venusaur consegue jogar com Serperior, seria até muito forte, seu problema é que consegue diminuir a sinergia ainda mais pois encaixar mais uma linha de estágio 2 no deck pode, na maioria das vezes, fazer com que sejam de fato cartas mortas.
Todas as altermativas que mostrei aqui já pegaram resultados até melhores do que os que peguei em torneios, então sim, possuem sinergia com o deck. Apenas tenha em mente que este tanto de evoluções pode dar o que popularmente chamamos de “Truncada”, como as cartas de evoluções vindo no lugar das necessárias na maioria das vezes.
Tome cuidado
Como resposta à Celebi, decks de fogo voltaram com tudo e estão sendo mais usados mas, por incrível que pareça, estão utilizando mais variações de fogo estágio 1 do que Charizard, apesar de Zards ainda existirem devido ao reinado de Gyarados no meta atual.
O primeiro deck é Moltres com Arcanine e ainda Ninetales de suporte. Arcanine fecha o dano de Celebi em um hit e tem um bom PS, apesar de ser uma matchup possível de vencer de Celebi de fato. O segundo e mais perigoso é o quanto Blaine – Deck já falando anteriormente aqui no site – ficou muito mais forte com a nova Rapidash, sendo forte pelo fato de dar 1 ponto e nocautear o deck inteiro facilmente.
Por incrível que pareça, o outro deck complicado de lidar não é do tipo fogo mais sim Gyarados de fato. Gyarados é um pouco mais complicado de nocautear devido à ser um estágio 1 com PS de estágio 2, 180!
Seu dano nocauteia Celebi facilmente, o qual não se torna uma match fácil caso não seja o seu dia na questão de flip coin. Além disto, 4 moedas acertadas é uma régua um pouco maior em relação a vencer esta partida, longe do impossível. As partidas que venci contra Gyarados com este deck foram certamente pelo fato de nosso colega ter começado com uma péssima mão, definitivamente o fator sorte.
De fato, tome cuidado com estes, e aproveite seu deck de Celebi.
O post Pokémon TCG Pocket — Consiga muitos nocautes com o combo de Celebi ex com Serperior apareceu primeiro em NintendoBoy.