Afinal, Pokémon é da Nintendo? Entenda a relação da Big N com a famosa franquia

1 dia atrás • Nintendo Boy • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

Uma das minhas fake news favoritas na indústria dos videogames é a do Eiji Aonuma —diretor e produtor de The Legendbof Zelda—, que é ilustrado como capa de manchetes a qual Eichiro Oda, o mangaká de One Piece é citado em blogs de cultura pop. Afinal, “japonês é tudo igual, certo? Dá pra perdoar.” Só que não.

Este deve ser um dos equívocos mais propagados na Internet nos últimos anos, embora hoje dê pra levá-lo como um “meme” muito engraçado. O fato é, isso nunca foi algo para servir de piada, pois, na verdade, se tratava de um erro não proposital (eu acredito) que os jornalistas pouco familiarizados cometiam ao buscar pelos primeiros resultados da pesquisa do Google.

Por exemplo, a imagem destacada é do blog brasileiro chamado Anime United, de uma matéria publicada em 2020 e que até então mantém a montagem associando Eiji Aonuma com o criador do famoso mangá shounen.


Dito isso, o caso com Pokémon é um tanto diferente e não tem quaisquer intenção de ser uma mentirinha. O que acontece é que, em discussões é comum ver alguém desviar qualquer responsabilidade da Nintendo em relação a descasos envolvendo a marca de monstrinhos de bolso ou opiniões que tentam fazê-lo entender que a Big N nunca teve algum tipo de poder sobre a IP, tampouco é dona dela.

Mas espera aí, então você não sabia que Pokémon é de propriedade da Nintendo? Pois é, e este artigo tem como intuito fazê-lo entender qual é a relação da Nintendo com Pokémon, já que aparentemente muitos preferem se informar através da opinião enviesada de influenciados digitais do que ler um sumário do Wikipedia ou, sei la, ir na aba de informações gerais do site da The Pokémon Company.

O que é uma Joint Venture

Pokémon no geral é uma propriedade intelectual complicada, pois estamos falando de algo gerido por três companhias diferentes: Nintendo, Game Freak e por fim, a Creatures Inc. (uma empresa que surgiu como uma sucessora da Ape Inc. fundada com a ajuda de Satoru Iwata, então presidente da HAL). Juntas elas formam a The Pokémon Company, uma joint venture onde cada uma das três possuem 33% das ações da mesma, divididas igualmente.

“Joint venture” ou “empreendimento conjunto” é quando duas ou mais empresas se juntam para tomar um risco financeiro em conjunto, sem perder a identidade própria no processo. A Pokémon Company é a joint venture da Nintendo, Game Freak e Creatures Inc., com cada uma tendo um pedaço desta empresa que gere uma franquia bilionária.

Para citar um outro exemplo de joint venture, usarei uma outra propriedade que também pertence a Nintendo, ainda que não totalmente, igual Pokémon: “Kirby”! Desde o anime de 2003 “Hoshi no Kirby”, a empresa Warpstar Inc., uma joint venture da Nintendo com a HAL Laboratory, é a responsável por gerir tudo relacionado a IP Kirby, desde os jogos lançados até a mercadorias e afins – por isso locais como o “Kirby Café” existem sem a mão direta da Nintendo.

Só lembrando que joint ventures NÃO são iguais parcerias de publicação, essas são inteiramente diferentes e podem assumir outras formas, como os seguintes exemplos:

  • A franquia Dragon Quest é gerida por quatro companhias diferentes: Armor Project na direção de Yuji Horii, Bird Studio com a arte do falecido Akira Toriyama, Sugiyama Kubo com as composições de Koichi Sugiyama e a publicação da Enix, hoje SQUARE ENIX
  • Os jogos desenvolvidos pela From Software são feitos pela companhia, mas geralmente ela depende de terceiras como a Bandai Namco (Dark Souls, Elden Ring, etc.) ou a Sony Interactive Studios (Bloodborne) para a publicação dos mesmos.

Dividido em partes iguais

Entendendo o que é uma “Joint Venture”, então o quão grande ou pequena é a fatia que Nintendo possui de Pokémon? Este tipo de pergunta está longe do intuito de alimentar o ego de fanboy lunático, até porque, pasmem, a Nintendo, a Creatures e a Game Freak possuem uma divisão igualitária sobre a propriedade intelectual “Pokémon.”

Ou seja, o argumento de que “a Nintendo detém menos poder de uso da IP do que as demais” é meramente especulativo e não existe informação extraoficial que sustente isso. Em tese, as três são donas em partes iguais e nenhuma tem poder maior que a outra sobre a IP. No entanto, a Nintendo é a única entre elas que possui controle total da marca “Pokémon e seus personagens” no mundo inteiro.

A The Pokémon Company foi criada com o propósito de gerenciar a marca Pokémon sob diversos segmentos e centralizar qualquer burocracia que gerasse algum empace, enquanto ela tem o auxilio das empresas-mães.

Qual a participação de cada uma

Como dito anteriormente, a Pokémon Company é formada pela Nintendo, Game Freak e Creatures Inc., mas o que cada uma delas faz com a IP? Como cada uma tem uma porcentagem igual da companhia, dá para se dizer que a função delas é igualmente importante, e não estou negando isso; então vamos seguir com os exemplos a seguir:

  • Nintendo: Além de ser a responsável pela publicação dos jogos, a Nintendo também age como supervisora logística de todos os jogos, incluindo mainlines e spin-offs para consoles. Vale apontar que, a Nintendo também foi co-desenvolvedora do Pokémon GO de 2016 junto da The Pokémon Company e Niantic, com o jogo tendo sido idealizado por Satoru Iwata pouco antes de sua passagem.

Uma curiosidade interessante é que a Nintendo desenvolveu e distribuiu os Pokémon Mini, aparelhos portáteis minúsculos que jogavam alguns jogos específicos de Pokémon. A trilogia Pokémon Stadium foi desenvolvida internamente pela Nintendo também antes da Genius Sonority assumir os simuladores de batalha a partir da era GameCube.

  • Game Freak: A responsável pelo desenvolvimento de todos os Pokémon principais, incluindo aspectos como narrativa, design de personagem, trilha sonora, etc.
  • Creatures Inc.: Desenvolvedora responsável pelas animações e modelagem 3D das várias criaturas. Também foi responsável pelo desenvolvimento de jogos como o Pokémon TCG e os dois jogos de Detective Pikachu.

Afinal, Pokémon é uma propriedade da Nintendo?

Sim. Porém, não totalmente.

Este artigo, no entanto, tem o compromisso de informar com base em fatos, afim de orientar os menos assíduos no mercado de jogos e que envolva Pokémon. Nada de inverdade ou meia verdade, que, pasmem, normalmente é propagado dentro e fora da Internet. A resposta é somente: sim.

Em resumo, a The Pokémon Company nada mais é que uma Joint Ventura liderada por Tsunekazu Ishihara, mas que acima dele existem outras três companhias. Isto é um fato, e qualquer comentário que diga que Nintendo não possuir algum poder sobre a IP é puramente especulação até que se prove o contrário.

O post Afinal, Pokémon é da Nintendo? Entenda a relação da Big N com a famosa franquia apareceu primeiro em NintendoBoy.

Continue Lendo

Você pode gostar também