5 indies essenciais de 2024 para jogar no Switch

12 horas atrás • Nintendo Boy • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

Revisão: Lucas Barreto

Mais um ano se acabando e outra vez venho aqui convidando meus amigos do site para falar dos nossos jogos indies favoritos de 2024. Neste texto colaborativo veremos a grandiosidade e variedade de gêneros e estilos de jogos que podemos encontrar desde jogos pixel art a poligonais, jogos com combates elaborados a jogos sem combate, lançados no último ano.

Mika and The Witch’s Mountain

por Matheus “Theus Jackson” Santana

Algo que gosto de fazer é descobrir tipos de jogos novos com jogos independente. É muito comum pra mim jogar jogos de ação ou RPGs como minha zona de conforto, mas assim como ano passado, quando trouxe um jogo de cartas roguelike (Wildfrost), que é algo que não é comum do meu feitio, como destaque, esse ano trago Mika and the Witch’s Mountain: um jogo de entrega com uma bruxinha.

Logo de cara. qualquer pessoa que joga videogame pode notar a semelhança com The Legend Zelda: Wind Waker, e não é uma mera coincidência. Os próprios desenvolvedores já falaram que tem inspiração em Zelda e em serviços de entrega da Kiki do estúdio Ghibli.

Mas como funciona e do que se trata o jogo? Ele conta a história da Mika, uma bruxinha que é deixada pela sua mãe com uma outra bruxa mais experiente para aprender a ser uma bruxa. No entanto, essa que seria sua professora a atira do alto da montanha e fala que ela deve conseguir voltar voando. O problema é que, na queda, Mika quebra a vassoura voadora e, para consertá-la, temos que trabalhar com o correio local entregando encomendas e conhecendo as histórias das pessoas que vivem na ilha.

Mesmo sendo um jogo bem simples em mecânicas e história, é aquele jogo que dá um quentinho no coração e que qualquer pessoa algum dia deveria jogar.

Neva

por Luiz Estrella

Tive a oportunidade de jogar diversos jogos, de diversos gêneros, escrevendo reviews para o NintendoBoy este ano. Mas, provavelmente, a experiência que mais gostei de jogar e de escrever sobre foi Neva. É uma surpresa porque eu nunca joguei GRIS, o jogo anterior da Nomada Studio, então fui para Neva sem expectativa de nada, sem conhecer exatamente o jeito que o estúdio trabalhava.

O que o game me apresentou foi uma experiência belíssima, com alguns dos mais bonitos e interessantes cenários que vi esse ano. Tudo isso dentro de um contexto minimalista da direção artística do jogo, que foca no contraste para trazer verdadeiras pinturas para a tela.

Muito além do visual, a experiência é genuinamente divertida, com um sistema de combate simples mas efetivo, fora a integração com alguns puzzles no cenário. A direção do jogo é inteligente o suficiente para “espaçar” os trechos de ação e calmaria fazendo com que o pacote completo seja uma experiência gostosa do início ao fim. E ainda há espaço para contar uma história emocionante, mesmo com poucas cenas e sem diálogos.

Por conta do minimalismo presente na experiência de forma geral, poderia dizer que Neva se encaixa no clássico ditado “Menos é mais”, mas Neva não tem “menos”, Neva tem o necessário para uma experiência curta, emocionante e satisfatória.

1000xRESIST

por Kat Oliveira

1000xRESIST é um jogo incrível, possivelmente uma das histórias mais intimistas, cativantes e emocionantes que eu já tive o prazer de experienciar. Desde maio de 2024, quando o jogo foi lançado, ainda me pego pensando nos seus diversos simbolismos e significados, o final emblemático e a mensagem da obra.

Não apenas pelos seus temas pertinentes, abordados com maestria por pessoas que têm experiências e lugar de fala para escrever sobre esses assuntos de maneira respeitosa e inteligente, mas também pelo seu ritmo excelente que torna a experiência  com 1000xRESIST ainda mais especial.

Aqui no NintendoBoy, demos 9,5 para o jogo devido a alguns problemas menores e limitações dado o escopo e orçamento da obra. Muitos meses se passaram desde então e alguns desses problemas foram corrigidos em patches. Em suma, 1000xRESIST é sem sombra de dúvidas uma experiência extremamente recomendada para quem é fã de jogos narrativos.

Keylocker

por Ivanir Ignacchitti

Embora eu não tivesse jogado nada da Moonana antes, a desenvolvedora brasileira tinha me chamado a atenção com Virgo Versus the Zodiac. Quando anunciaram Keylocker, fiquei de olho, acompanhando de perto os posts nas redes sociais, pois o jogo parecia ser muito a minha cara.

Quando finalmente tive a oportunidade de jogá-lo, a experiência foi até melhor do que estava esperando. Não só se tratava de um ótimo RPG futurista, mas tanto a gameplay quanto a história são de altíssimo nível. Isso pra nem falar da belíssima arte em pixel e da trilha sonora, com músicas que continuam na minha cabeça desde a primeira vez que escutei, como Neural Divergence e O Mei Seiren.

Não digo isso levianamente: Keylocker é um jogo honestamente indispensável para qualquer fã de RPG. Ousado, elegante e bem feito, eu estou aqui guardando meu dinheiro para comprar o Virgo versus the Zodiac e de olho no tático Clowned King que está em desenvolvimento.

Animal Well

por Lucas Barreto

Um labirinto escuro, feras ocultas pelas sombras e enigmas que ultrapassam o ambiente de jogo. Animal Well reúne uma gama de camadas por baixo de um metroidvania relativamente simples, estabelecendo um cenário como nenhum outro e um sistema de exploração bem fora do ordinário.

Sem um sistema de combate, o mapa se amplia com série de puzzles, e a cada sala encontramos novas portas e corredores que nos levam ao inexplorado. O mais incrível é que, após seus créditos, a obra se abre em mais e mais enigmas, com diferentes finais a depender do quão disposto o jogador está em se afundar nesse poço hostil, que logo gruda em nossa mente.

Além de ser o melhor jogo indie que joguei esse ano, é também o jogo mais interessante no geral. Sem uma linha de diálogo, ele apresenta uma narrativa criada em conjunto com o jogador, criando uma experiência especial e única.

Aqui indicamos 5 jogos; mas em um ano tão rico, quais você indicaria ou quais desse jogou ou se interessou?

O post 5 indies essenciais de 2024 para jogar no Switch apareceu primeiro em NintendoBoy.

Continue Lendo

Você pode gostar também
Cover Image for Ys vs. Trails in the Sky: Alternative Saga é anunciado para o Nintendo Switch

Ys vs. Trails in the Sky: Alternative Saga é anunciado para o Nintendo Switch

Cover Image for Astral Ascent lança novo udpate com crossover com Dead Cells

Astral Ascent lança novo udpate com crossover com Dead Cells

Cover Image for Franquia OCTOPATH TRAVELER celebra 5 milhões de cópias vendidas com ilustração especial da designer Rika Okazaki

Franquia OCTOPATH TRAVELER celebra 5 milhões de cópias vendidas com ilustração especial da designer Rika Okazaki