Análise – Onimusha 2 Samurai’s Destiny
Jubei Yagyu, herói de Onimusha 2 Samurai’s Destiny, sentindo que algo estava errado em sua aldeia natal, corre em direção à ameaça. Ao chegar, se depara com uma novidade: estava tudo em alta definição!
Após o remaster de Onimusha: Warlords, a Capcom nos apresenta a sequência da saga em seu formato remasterizado, que também chega ao Nintendo Switch.
Um clássico cheio de melhorias em relação ao primeiro jogo da saga
Onimusha 2 Samurai’s Destiny é um grande avanço em relação ao primeiro jogo da série, que já era bom. Além de trazer uma jogabilidade mais rápida, maior variedade de inimigos e até mesmo elementos de RPG, como conversar com NPCs e presentear aliados, Onimusha 2 também garante aos inimigos mais golpes diversificados, deixando o jogo muito mais difícil que o primeiro, especialmente para acertar os precisos críticos, que ocorrem quando o jogador defende ou ataca no mesmo instante em que o golpe do inimigo conecta ao protagonista.
Além disso, o jogo já havia ganhado também uma significativa melhoria gráfica na época, tanto nas cenas quanto no próprio jogo.

Também fomos apresentados a um novo protagonista, o samurai Jubei Yagyu, que ao longo de sua aventura encontrará outros personagens históricos da história japonesa, como Magoichi Saiga, Ankokuji Ekei e outros aliados.
Novos conteúdos em Onimusha 2 Samurai’s Destiny Remaster
O jogo inicia com uma mensagem dizendo que o remaster tentou deixar o jogo o mais fiel possível ao original, mas isso não significa que não trouxe novidades. A mais notável e bem-vinda é que o jogo agora tem a opção de legendas em nosso querido português brasileiro.
Entre outras novidades está a possibilidade de fazer o protagonista do jogo vestir a armadura de Samanosuke Akechi, herói de primeiro jogo da série, caso o jogador tenha um save de Onimusha: Warlords Remaster no sistema.

Além disso, o modo galeria foi expandido com mais artes e músicas, e uma nova dificuldade, chamada infernal, foi adicionada.
Também tivemos o implemento de checkpoints automáticos, para agilizar o jogo toda vez que Jubei Yagyu encontra seu fim nas lâminas do inimigo. Essa adição é uma faca de dois gumes, na minha opinião. Ela é muito bem-vinda, especialmente quando jogado no nível difícil (acredite, você vai precisar, especialmente se tentar fazer os críticos toda hora), no entanto ele não é intercambiável com o sistema de salvamento manual. Em diversas instâncias eu salvei o jogo e morri na próxima tela, e ao invés de retornar no último save manual, o jogo carregava o último save automático, me obrigando a voltar ao menu principal para carregar o save manual novamente, que estava mais avançado.

Assim como o primeiro remaster, Onimusha 2 também vem com os “Feitos”, uma espécie de conquistas que aumentam o tempo de replay do jogo para todos os jogadores que almejam concluir todos os aspectos do jogo. Outras mecânicas que o segundo remastered trouxe do primeiro é a possibilidade de trocar as armas durante o jogo, sem a necessidade de ir ao menu, e a de usar o analógico como um controle 3D, ao invés do modo tanque (que também está disponível se jogado pelo D-pad).
Qualidade excelente, praticamente nulo de bugs
A nova versão de Onimusha 2 Samurai’s Destiny é um dos poucos jogos recentes do qual quase não encontrei bugs. Só passei por um problema uma vez, ao jogar com o ninja Kotaro, do qual, ao fazer um crítico, o personagem parou atrás de um muro de madeira e ficou preso por lá. Mas não consegui replicar o bug novamente, foi algo muito específico.
Além disso, os gráficos em HD conseguem reter a nostalgia do clássico, com melhoras significativas de efeitos e texturas, porém mantendo os polígonos originais. Como se não fosse o suficiente, tudo roda fluído, liso e responsivo, fazendo a jogabilidade refinada de Onimusha 2 Samurai’s Destiny ficar ainda mais gostosa de se jogar.

VereditoO remaster de um dos jogos de ação de hack n’ slash mais técnicos e precisos da era do Playstation 2 vem recheado de extras, com disponibilidade na língua portuguesa e praticamente nulo de bugs. Altamente recomendado para veteranos ou jogadores novos que buscam um bom jogo de ação.PrósEfeitos e texturas melhoradas sem perder a "sensação" do gráfico clássicoMinijogos e roupas extras desbloqueados já de inícioLegendas em PTBRConteúdo adicional interessanteContrasSalvamento automático e manual não são intercambiáveis.9{"@context": "http://schema.org/", "@type": "Organization", "name": "Análise – Onimusha 2 Samurai’s Destiny","image": [ "https://universonintendo.com/wp-content/uploads/2025/04/onimusha_2_samurais_destiny_analise_review_capa.png" ],"review": { "@type": "Review", "reviewRating": { "@type": "Rating", "worstRating": "0", "ratingValue": "9", "bestRating": "10" }, "author": { "@type": "Person", "name": "Vinicius Tarouco" } }}